Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: coleta de pneus, acostamento I, acostamento II, acostamento III, acostamento IV
Raul Petry – colunistas@odiario.net
COLETA DE PNEUS
A Vigilância Ambiental em Saúde realiza coleta de pneus inservíveis nesta terça e quarta-feira, 26 e 27 de outubro, nas localidades de Pinhal Alto, Linha Brasil e Linha Temerária. A ação no interior complementa o recolhimento que está acontecendo na Secretaria Municipal de Saúde, no centro, e faz parte do programa “Eu Cuido Nova Petrópolis”. A população pode entregar os pneus inservíveis no setor de obras do Pinhal Alto e nas unidades básicas de saúde de Linha Brasil e Vale do Caí nos dias 26 e 27 de outubro, das 7h30 às 17h30.
ACOSTAMENTO I
No fim de semana andei um pouco pela rua Vicente Prieto, que leva ao Pinhal Alto. Me chamou a atenção que essa rua tem acostamento em boa parte do trecho que andei. Isso é quase um luxo, uma vez que rodovias muito mais importantes padecem desse recurso na região. É claro que estou falando da ERS-235. A BR-116 também peca neste quesito, mas andou recebendo melhorias ao longo deste ano e agora vários trechos contam com área de acostamento. Tanto na BR quanto na rua Vicente Prieto o acostamento que existe não é o ideal. Mas pelos menos os motoristas têm como sair da estrada com segurança, caso necessitem.
ACOSTAMENTO II
Também passei pela estrada de Nove Colônias, que recebeu asfaltamento há menos de um ano. Ali o quesito acostamento é um problema sério. Simplesmente não existe. E pior. Em alguns lugares, em vez de acostamento existem valetas com mais de um metro de profundidade. Um perigo para qualquer veículo. Pelo que se pôde constatar no fim de semana, estão sendo feitos serviços de máquina para minimizar um pouco esse problema. Algo relativamente difícil, dadas as características do terreno.
ACOSTAMENTO III
Na estrada que vai para a Linha Temerária (aquela que uma vez foi nominada como Pior Estrada do Mundo) também não existe acostamento. No lugar que deveria ter acostamento tem mato, que o “dono” da estrada (Daer) não corta. A Prefeitura decidiu resolver o problema cortando o mato. Mas o acostamento seguirá inexistindo. Em seu lugar o mato crescerá novamente.
ACOSTAMENTO IV
De acordo com uma notícia divulgada pela Prefeitura no dia 26 de agosto, ou seja, exatamente há dois meses, a Secretaria de Obras está construindo acostamentos nos trechos já asfaltados da Av. Ninho das Águias. Boa notícia. Se isso for mantido no trecho total, esse asfalto não padecerá dos problemas que existem hoje em Nove Colônias ou na Temerária.