Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: Comunidade Evangélica comemora 160 anos neste domingo
Não poderia haver outro começo para a coluna de hoje se não a saudação à Comunidade Evangélica da IECLB do centro pelos 160 anos. Uma marca que merece destaque e grande comemoração. E ela acontecerá neste domingo, com culto às 9h30 e posterior almoço. Parabéns!
MAIS DE 100 ANOS
Sempre fico me perguntando qual é a marca (empresa, entidade ou outro tipo de organização) mais antiga de Nova Petrópolis ainda em atividade. São vários que já ultrapassaram a marca dos 100 anos: Sicredi, Escola Bom Pastor, Escola São José, Super Banda Real e alguns corais, como os de Linha Brasil, Nove Colônias e Linha Pirajá, entre outros nomes, que agora não me ocorrem, mas que citarei na segunda-feira se alguém me informar. Em todo caso, me parece que a Igreja Evangélica do centro está no topo desta lista.
MAIS UMA VEREADORA
Terça-feira, 3, o vereador Rafael Lüdke (PP) saiu em licença de 15 dias. Os dois primeiros suplentes, Simplício Schwantes (PP) e e Andre Dall’Agnol (PP) não quiseram ou não puderam assumir, abrindo lugar para Elaine Schildt Beck.
“PARABÉNS À CORSAN”
Antes de sair, Rafael sugeriu aos colegas o envio de um ofício à Corsan parabenizando-a pelo empenho para não deixar faltar água na cidade durante a crise de fevereiro. Primeiro: essa é uma questão de opinião e se os vereadores concluírem de fato que a Corsan está de parabéns, que sigam a sugestão de Rafael. Mas sempre é bom lembrar que a própria Corsan foi partícipe da crise, pois não se preveniu para a estiagem, preferindo gastar depois com frete de caminhões. Além disso, o mais importante é que diante do risco de a cidade ficar sem água (risco que houve sim!), a Corsan anunciou uma série de obras. A mais importante delas começaria em um prazo de 60 dias. Ou seja, até abril. E as previsões dizem que choverá pouco em março e abril, o que pode nos colocar em uma nova crise de abastecimento até lá. Então a minha sugestão aos vereadores é esperar até maio, para ver se a Corsan está mesmo de parabéns.
A DECEPÇÃO DE KALIT
Umas semanas atrás o vereador Carlos Simon (Kalit – PSDB) perguntou à Prefeitura quando seria retomada a construção de um abrigo de parada de ônibus perto do antigo Salão Schmitt, no Pinhal Alto. Segundo o vereador, a obra chegou a ser iniciada, mas parou porque o lugar escolhido era uma entrada de propriedade. Seria só escolher outro lugar ali perto e continuar. Mas não… Na resposta a Prefeitura informou que haverá uma nova licitação neste ano e que os lugares prioritários ainda serão definidos. Por alguma razão, a parada na frente do Salão Schmitt deixou de ser prioridade.
QUANDO EXISTE INTERESSE
Nesta semana a Zero Hora noticiou que, após uma notificação da Prefeitura de Porto Alegre, a CEEE apresentou um cronograma para a limpeza da maçaroca de fios que polui a paisagem da capital gaúcha. O argumento foi muito simples: os postes pertencem à CEEE, que recebe incríveis R$ 2,6 milhões por mês de aluguel das demais companhias (internet, etc). Isso em Porto Alegre. Embora a situação dos fios aqui também esteja feia, não há comparação com a capital. Aquilo que se vê pendurado nos postes de lá é um verdadeiro horror. Mesmo assim, por aqui também há o que melhorar e a receita está dada!