Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: decepção, quebra-molas, rótulas, delegado de saída, impressionante, Dia dos Namorados – Grupo Diário

28/05/2021 - 06h05min

Atualizada em 28/05/2021 - 10h05min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

DECEPÇÃO

Já me arrependi de ter elogiado a indicação do vereador Egon Ackermann, sobre os tempos da sinaleira da Av. 15 de Novembro aos finais de semana. A redação dessa indicação não é clara e o bom senso indicava que o tempo a ser ampliado era dos pedestres, que já é o menor de todos. Mas não. Na sessão da última segunda-feira, Egon Ackermann disse que a intenção é aumentar o tempo do sinal verde para os veículos na avenida, que já é o maior de todos. Tudo bem, é uma ideia e ideias são sempre bem vindas. O problema é que o vereador não tratou das demais consequências da sua proposta. Se aumentar o tempo dos veículos na avenida, os pedestres vão ter que esperar mais ainda? Claro que não. Se a espera for muito longa, as pessoas acabam se enfiando no meio dos carros, principalmente os turistas, que mais frequentam aquele cruzamento nos finais de semana e geralmente não estão nem aí para o trânsito.

 

QUEBRA-MOLAS

Vejam, a proposta de aumentar o tempo da sinaleira para quem anda na avenida aos finais de semana não é de todo ruim. Só que precisa avaliar a coisa como um todo, medindo as demais consequências e o resultado final. O lado positivo é que os vereadores estão percebendo que a tranqueira que se tem na avenida aos finais de semana caminha para inviabilizar a mobilidade na área central. Daniel Michaelsen trouxe um tom de coerência ao criticar os quatro quebra-molas que existem em um trecho de 850 metros da avenida, no Pousada da Neve. Um ou dois deles precisam ser eliminados já. E o candidato número um para ser arrancado é aquele quebra-molas sem serventia perto da saída da rua Otto Hoffmann.

 

RÓTULAS

Cláudio Gottschalk chamou a atenção para outro problema, que é o afunilamento das rótulas da avenida. Se as rótulas fossem redesenhadas, poderia haver espaço para duas faixas e não haveria o afunilamento. É verdade que com duas faixas nas rótulas, em vez de uma, fica mais difícil para os pedestres atravessarem a avenida. É uma condição que também precisa ser levada em conta. Mas Cláudio lembrou oportunamente que em Gramado as rótulas têm duas faixas e funcionam muito bem, inclusive para os pedestres.

 

DELEGADO DE SAÍDA

O delegado Camilo Pereira Cardoso está de saída de Nova Petrópolis. Eu mesmo não tive muito contato com ele. Mas os repórteres do Diário que trabalharam com Camilo ao longo dos anos me passaram uma avaliação extremamente positiva do seu trabalho. Em resumo, fala pouco e trabalha muito. Nestes 11 anos em que ele esteve à frente da Delegacia de Polícia de Nova Petrópolis os índices de criminalidade permaneceram baixos. As ocorrências graves foram todas esclarecidas em tempo bastante satisfatório, sempre oferecendo uma resposta rápida para a comunidade. Claro que aí está o trabalho de toda uma equipe. Mas sem um bom chefe, os melhores profissionais geralmente não produzem tanto. Camilo sai de uma cidade agradecida pelo seu trabalho.

 

IMPRESSIONANTE

O Hospital Nova Petrópolis conseguiu arrecadar incríveis R$ 125 mil com uma rifa, que teve 10 mil números vendidos e cujo prêmio foi um Fiat Uno. Com a arrecadação, vai ser possível estruturar um espaço com serviço de tomografia. Parabéns para a ganhadora do carro, Ceni da Silva de Lima, que representa os 10 mil participantes da rifa.

 

DIA DOS NAMORADOS – GRUPO DIÁRIO

O Grupo Diário (Jornal, Rádio, Agência de Marketing e Comunicação Visual), preparou uma promoção super especial para o Dia dos Namorados. Serão sorteados 10 prêmios, dentre eles: pernoite em Motel, jantar romântico, rodízio de pizza, quadro personalizado, cesta de produtos e vales-compras. Siga a nossa página no Instagram ODIARIONET, confira toda a promoção e o regulamento, e participe!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário