Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: descontos e isenções, energias renováveis e cisternas, energia solar, reaproveitamento da água

20/01/2022 - 06h00min

Atualizada em 20/01/2022 - 12h40min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

DESCONTOS E ISENÇÕES

Até 31 de dezembro de 2021, a Prefeitura de Nova Petrópolis recebeu 438 protocolos com solicitações para descontos e isenções para o IPTU de 2022. Após análise da documentação, 401 protocolos foram aprovados pela Secretaria Municipal da Fazenda, sendo 329 vinculados com sistemas de energias renováveis e cisternas. Por sua preocupação com a sustentabilidade, estes 329 donos de imóveis terão desconto de 20% no IPTU neste ano, podendo ser renovado nos próximos quatro. 91,5% Os resultados desse programa me parecem muito interessantes. E o principal indicador nem é o número total de participações ou de solicitações deferidas pela Secretaria da Fazenda. Isso também é importante, mas o que mais me chamou a atenção é o número de pessoas é o percentual de pessoas que se encaixam nas regras do programa e entregaram a documentação corretamente. Sabe-se que em situações assim costuma haver burocracia. Por isso, me surpreende de certa forma que das 438 solicitações, 401 foram deferidas e terão direito ao desconto ou isenção de IPTU, o que equivale a 91,5%.

 

ENERGIAS RENOVÁVEIS E CISTERNAS

É claro que também chama a atenção o detalhe relacionado às energias renováveis e cisternas. São 329 proprietários de imóveis beneficiados, o que acaba sendo um indicador positivo sobre a própria cidade. Parabéns aos envolvidos e tomara que este número cresça mais e mais nos próximos anos.

 

ENERGIA SOLAR

Falando em energias renováveis, a energia solar é a bola da vez e Nova Petrópolis tem destaque nessa situação. Tanto é que nos dias 17 e 18 de março a cidade receberá o II Fórum Estadual de Energia Solar. Nestes dois dias a programação será no Centro de Eventos. Já no dia 19 de março, sábado, acontecerá na Rua Coberta a Feira Solar. Este último será um evento aberto ao público em geral, para divulgar as aplicações em energia solar voltadas às residências rurais, comércios e indústrias, ao setor automotivo elétrico, oportunizando um momento para negociação entre fornecedores e clientes finais. Já o Fórum, nos dias 17 e 18, depende de inscrição prévia no site www.forumenergiasolar.com.br.

 

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA

Como se vê, a energia solar está em alta e deve seguir assim. Infelizmente não podemos dizer o mesmo do aproveitamento da água da chuva. Enquanto que até já existem linhas de crédito específicas para instalação de placas solares, para as cisternas não se conhece nada parecido. Na grande maioria das nossas casas, a água potável ainda é usada para dar descarga nos vasos sanitários. Dá para acreditar?

Sair da versão mobile