Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: drive thru, segunda dose, adesão menor, esforço dos municípios, exigência da vacina, diferença de datas

04/10/2021 - 06h05min

Atualizada em 04/10/2021 - 09h33min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

DRIVE THRU

Nesta segunda-feira, 4 de outubro, haverá drive thru no Centro de Eventos de Nova Petrópolis para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. O serviço estará disponível das 17h às 19h para quem recebeu a primeira dose da marca Pfizer/Biontech no Centro de Eventos ou na UBS Centro até o dia 4 de agosto. Usuários dos demais postos de saúde devem entrar em contato previamente com as unidades, pois pode haver necessidade de agendamento.

 

SEGUNDA DOSE

O Vacinômetro da Prefeitura informa que 48,5% da população de Nova Petrópolis já está com a imunização completa contra a Covid-19 (duas doses ou dose única). São 9.809 pessoas com a segunda dose e 643 pessoas com dose única.

 

ADESÃO MENOR

Acompanhando os comentários nas redes sociais e os próprios números da vacinação, fica evidente que as pessoas estão aderindo menos à segunda dose. É uma situação que exige atenção. A imunização tem que ser completa e isso depende basicamente do comparecimento correto da população aos postos de saúde.

 

ESFORÇO DOS MUNICÍPIOS

Conforme a Rádio Gaúcha, a cidade de Porto Alegre está entre as 10 capitais brasileiras com maior atraso para a segunda dose. São 38.866 pessoas com a segunda dose atrasada na capital. Por outro lado, o Rio Grande do Sul está entre os 10 estados com os menores atrasos. São 255.063 pessoas em atraso. Que conclusão podemos tirar dessas situações opostas? Que os demais municípios gaúchos, sobretudo os médios e pequenos, estão fazendo um bom trabalho no tocante à segunda dose. Este trabalho é tão bom, que consegue manter o Rio Grande do Sul em boa posição nacional, apesar dos números ruins da capital, que concentra mais de 10% da população.

 

EXIGÊNCIA DA VACINA

Conforme eu já vinha prevendo aqui na coluna, a exigência da vacina para frequentadores de determinados espaços não ficaria limitada só a Nova Petrópolis. Outras cidades já vinham adotando a mesma postura e, na quinta-feira, 30 de setembro, o governador Eduardo Leite determinou uma regra de vacinação para o Estado todo. A partir do dia 18 de outubro, frequentadores de locais como casas noturnas, competições esportivas, feiras, exposições corporativas, shows, cinemas, teatros, casas de espetáculos, parques temáticos e de diversão e similares deverão estar com a vacinação em dia. Veja que são regras muito mais severas do que o decreto de Nova Petrópolis. Importante notar também que a partir de agora não adianta mais protestar contra o decreto municipal. Agora é tudo em Porto Alegre.

 

DIFERENÇA DE DATAS

As regras do decreto municipal, que exige vacina somente para frequentadores de eventos abertos ao público em ambientes fechados, entram em vigor nesta sexta-feira, dia 8. Já as regras do Estado começam a valer dia 18. Como já referido, as regras do Estado são bem mais rígidas.

Sair da versão mobile