Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: Elton Weber, defesa do consumidor telemarketing, propaganda e produção de feijão
Raul Petry – colunistas@odiario.net
ELTON WEBER
O deputado estadual Elton Weber (PSB) permanecerá nas três comissões em que atuou no ano passado. Segue como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e integrando às comissões de Constituição e Justiça e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo. A expectativa é que as reuniões sejam retomadas na próxima semana na modalidade remota em função das restrições da pandemia.
DEFESA DO CONSUMIDOR
Uma das prioridades do deputado de Nova Petrópolis é o avanço do projeto que altera a Lei Nº 13.249, de 8 de setembro de 2009, que prevê o bloqueio de empresas de telemarketing solicitado pelo Procon-RS. A intenção é ampliar a abrangência da lei, prevendo sanções para o contato abusivo feito através de qualquer tipo de comunicação eletrônica, como mensagens de WhatsApp, torpedos e e-mails.
TELEMARKETING
Elton Weber quer ampliar a abrangência de uma lei que, na prática, pouco funciona. Essas empresas de telemarketing muitas vezes transformam a vida das pessoas num inferno. E é evidente que elas não têm esse direito. Se o telefone é meu, eu uso para aquilo que é do meu interesse. Não é para os interesses de terceiros. Aí tem esse canal do Procon para bloquear as empresas indesejadas. Mas é uma tremenda burocracia para conseguir fazer alguma coisa. A maioria desiste na metade e tem que continuar se incomodando dia e noite.
PROPAGANDA 1
Tempos atrás o prefeito Jorge Darlei Wolf publicou um decreto nomeando os integrantes do Conselho Municipal de Publicidade e Propaganda. Afinal de contas, em Nova Petrópolis existe a Lei da Publicidade. Ela foi criada há alguns anos, gerou um pouco de rebuliço em seus primeiros meses, mas hoje foi deixada de lado.
PROPAGANDA 2
O maior ensejo para a criação da Lei da Publicidade foi a poluição visual. Acreditava-se que havia muitas placas, painéis e outdoors em áreas públicas. É uma discussão válida, daí a importância de se ter um Conselho constituído e atuante e muita fiscalização. Precisa haver regulamentação, para que não aconteçam abusos. Mas a poluição visual não é e nunca foi o maior problema relacionado à propaganda. O grave mesmo é o cidadão estar dentro de sua casa e ter a sua privacidade invadida pela propaganda barulhenta de um carro ou moto de som que passa na rua. É medieval! Jamais deveria ser permitido. Só proibindo.
PRODUÇÃO DE FEIJÃO
Já que abrimos a coluna falando de Elton Weber, uma curiosidade positiva relacionada ao assunto preferido dele, a agricultura. Nessa semana a Emater divulgou que Nova Petrópolis teve a terceira melhor média de produção de feijão na safra de 2018. A área cultivada no município não foi muito grande. Mas teve um rendimento de 2.933 quilos por hectare. Só ficou atrás de Paverama (5 mil kg/ha) e Antônio Prado (3.600 kg/ha). As maiores áreas cultivadas foram em Vacaria (4.000 hectares); Boa Vista das Missões (2.125 ha); Muitos Capões (2.000 ha); Palmeira das Missões (1.600 ha); Vicente Dutra (1.500 ha); Canguçu (1.450 ha); e Santo Augusto (1.220 ha).