Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: em dobro, segurança pública, zona azul, desleixo, gastança, que seja por uma boa causa, almoço

18/06/2021 - 06h05min

Atualizada em 18/06/2021 - 10h04min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

EM DOBRO

Motoristas que andaram pela Av. 15 de Novembro na quarta-feira de tarde devem ter levado um susto, no bom sentido. Tinha uma blitz da Brigada Militar perto do Parque Aldeia do Imigrante, atacando os veículos que iam em direção ao Centro. E outra blitz, da Polícia Rodoviária Estadual, perto da entrada do Vale Verde, atacando quem ia na direção de Gramado. Muitos vão dizer que essas blitz são feitas só para multar. Eu prefiro olhar a situação pelo ganho para a segurança pública. Polícia na rua é um fator inibidor da criminalidade.

 

SEGURANÇA PÚBLICA

A propósito, estamos definitivamente em um patamar melhor no quesito segurança pública. Ontem circulou uma notícia de um carro roubado em Nova Petrópolis. Só que fazia tempo que não acontecia. Claro que não dá para facilitar, porque a bandidagem ainda está por aí. Mas podemos dizer que está mais controlada, se compararmos a situação de dez anos atrás. Mérito do governador José Ivo Sartori, que começou a virar esse jogo. Já quase no final do seu mandato, a Brigada Militar começou a pegar pesado com as quadrilhas, principalmente aqui na Serra. Eduardo Leite assumiu e deu continuidade a esse trabalho, melhorando ainda mais os indicadores.

 

ZONA AZUL

Fiquei sabendo quarta-feira que a empresa Zona Azul está melhorando o salário pago aos monitores que fazem a venda de bilhetes e a fiscalização do estacionamento rotativo. E há vagas abertas.

 

DESLEIXO

Os vereadores Cláudio Gottschalk (PDT) e Egon Ackermann (Republicanos) reclamaram bastante da forma como a Corsan abriu as valas para instalar encanamento nas ruas Pernambuco e São José do Caí. O pedetista lembrou que foi usada uma máquina PC, quando o ideal teria sido uma retroescavadeira comum, já que a vala não precisava ser tão grande. Teve um lugar em que a quantidade de terra largada na estrada foi tanta que ontem a Secretaria de Obras precisou usar um trator esteira para limpar. A patrola não deu conta.

 

GASTANÇA

Além dos problemas causados na estrada, a situação demonstra também a falta de preocupação com o dinheiro público. Quem é um pouco familiarizado com o assunto sabe a diferença do custo da hora de uma PC e de uma retroescavadeira.

 

QUE SEJA POR UMA BOA CAUSA

Essas escavações nas ruas Pernambuco e São José do Caí têm a finalidade de ligar aquele poço novo do Juriti à rede de água da Corsan. Inicialmente se falou que ele iria aumentar a oferta de água em 30%. Agora já se fala em 25%. Mesmo assim ainda será um excelente incremento. Tomara que se confirme e fique pronto até dezembro, conforme anunciado recentemente.

 

ALMOÇO

No dia 3 de julho tem almoço (para levar) na Comunidade Evangélica do centro. Cartões à venda ao custo de R$ 30,00. O almoço será servido das 11h30 às 13h e não será necessário levar vasilhame.

 

Sair da versão mobile