Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: esquentou, secretário na câmara, secretário rebateu, eis a questão, triste coincidência, operadores e médicos

14/05/2021 - 06h06min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

ESQUENTOU

A cena política municipal esquentou pela primeira vez neste ano (e neste governo) durante a sessão Câmara de Vereadores na segunda-feira, dia 10. O vereador Oraci de Freitas (PP) levantou casos de desvio de função que supostamente estariam acontecendo com funcionários da Secretaria de Obras. Freitas é oposição, talvez o único vereador disposto e com capacidade de levar algum tipo de dor de cabeça ao governo. E tem mais, ele foi secretário de Obras durante quase todo o governo Lelo. Se tem um setor da Prefeitura que ele conhece, é aquele.

 

SECRETÁRIO NA CÂMARA

A vereadora líder de governo, Kátia Zummach (PSDB), não soube rebater as insinuações de Freitas, que logo depois ele mesmo chamou de “boatos”. Mas Kátia propôs que o secretário de Obras, João Carlos da Silva, fosse convidado a participar da sessão seguinte, no dia 17 de maio. Assim o próprio secretário poderia dar os esclarecimentos que Freitas quer. Então tudo indica que o assunto terá sequência na próxima sessão.

 

SECRETÁRIO REBATEU

Coincidência ou não, na manhã seguinte o secretário de Obras participou de um programa de rádio na Inova FM. E obviamente falou das insinuações levantadas por Freitas. Parece que tudo se resume a um motorista de caminhão caçamba, que na ausência de um operador de máquina, operou ele mesmo a pá carregadeira durante um trabalho. O secretário João Carlos da Silva disse no rádio que, se existe algum motorista de caminhão que sabe operar a pá carregadeira, ele não aprendeu nestes quatro primeiros meses de 2021. Ou seja, aprendeu a operar quando o secretário era o próprio Freitas. A sessão da próxima segunda-feira promete.

 

EIS A QUESTÃO

Nos quase oito anos em que foi secretário de Obras, não se tem registros de que Freitas tenha sido convidado a dar alguma explicação na Câmara de Vereadores. Falta de motivos ou falta de interesse dos vereadores?

 

TRISTE COINCIDÊNCIA

Durante o programa de rádio na manhã da terça-feira, o secretário João Carlos da Silva falou da dificuldade de se encontrar operadores de máquinas. Este é um artigo que apresenta defasagem na Secretaria de Obras. Ainda mais agora, que foi comprada uma patrola nova. E há uma triste coincidência, pois em março faleceu o funcionário Rui Valdecir Reisner, que era justamente operador de patrola. Por sinal, muito conhecido e respeitado pelos moradores do interior. Uma patrola a mais, um grande operador a menos.

 

OPERADORES E MÉDICOS

A Prefeitura foi atrás de operadores de máquina, oferecendo contratos temporários. Na quarta-feira, dia 12, foi publicado o resultado do processo seletivo. Houve cinco classificados, o que é uma boa notícia dentro do quadro de escassez de profissionais citado pelo secretário de Obras. No mesmo edital estão os resultados para a seleção de médicos clínicos gerais (40 e 20 horas) para a Secretaria de Saúde. Nenhum inscrito.

Sair da versão mobile