Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis está resistindo e melhorando; mas o pior já passou?
Segue em queda o número de pessoas com síndrome gripal que são monitoradas pela Secretaria da Saúde. Tecnicamente, estes números dizem muito pouco sobre o coronavírus, dada a ausência de testes. Mas é praticamente o único indicador disponível. Se o vírus estivesse disseminado na cidade, haveria muito mais que 17 pessoas em síndrome gripal e a flecha vermelha do gráfico apontaria para cima. Como vemos, ela está em queda regular desde o dia 2 de abril. De lá para cá, houve dois importantes testes, que foram a reabertura da indústria e da construção há 20 dias e a do comércio e serviços há 10. É verdades que as reaberturas foram cercadas dos devidos cuidados e precauções. E, nesse sentido, importantíssimo citar a obrigatoriedade do uso de máscaras em caso de interação entre pessoas, a partir de 22 de abril. Seja como for, até agora os afrouxamentos não resultaram em um maior número de pessoas doentes.
MAIO, AFINAL
O atual decreto municipal de calamidade pública tem vigência até o fim de abril. Algumas restrições devem ser renovadas, como é o caso das atividades escolares. Por outro lado, o feriado do dia 1o de maio marcará mais algumas voltas. Conheço dois estabelecimentos ligados ao turismo que reabrirão as portas nesta data. Nada comparável ao que era antes, mas voltarão. Quero crer que maio será um mês muito melhor do que este péssimo abril que estamos prestes a encerrar.
O PIOR JÁ PASSOU?
Logo no início da pandemia, Nova Petrópolis fez o dever de casa, instalando um ambulatório de campanha e dobrando o número de ventiladores pulmonares, de três para seis. Até agora, todos esses acréscimos ainda estão com o cheiro de novo. Longe de mim querer criticar zelo em excesso, até porque ainda tateamos no escuro e podemos sim ter o ambulatório de campanha ocupado de vítimas do coronavírus. Esse, aliás, é o maior dos pontos de interrogação. Será que a situação, que hoje parece controlada, se agravará a esse ponto?
ECONOMIA LOCAL
Formalmente, a Secretaria de Turismo planeja a retomada do setor para o segundo semestre. Algumas ideias já estão sendo avaliadas, caso de um passaporte promocional que oferecerá vantagens para quem consumir nos estabelecimentos de Nova Petrópolis. Para o público doméstico, destaque para a campanha “Abrace o Comércio Local”, lançada pela Acinp, com excelente adesão. Já a Sicredi Pioneira RS lançou a campanha “Juntos pelo consumo local”, que, entre várias iniciativas, tem uma palestra virtual hoje, às 21h, com Thomas Eckschmidt (coautor do livro “Capitalismo Consciente”). O tema da palestra é “O impacto do consumo local para a comunidade” e a transmissão é pelo Instagram @sicredipioneiraoficial.
Por Francis Jonas Limberger
limberger@hotmail.com
WhatsApp: (51) 99888-1830.
LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS