Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: estatísticas, todos na fila, taxa de adesão, vacinação de idosos, a cobaia e idosos de 60 anos
Raul Petry – [email protected]
ESTATÍSTICAS
O novo Vacinômetro da Prefeitura mostra que aproximadamente 5.000 pessoas de Nova Petrópolis já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Isso equivale a 23% da população. Mas sempre é necessário fazer aquela ressalva de que, por enquanto, não tem vacinação prevista para menores de 18 anos. Então também não adianta incluir esse grupo na estatística. Se, em vez da população total, estimada pelo IBGE em 21.536 pessoas no ano de 2020, usarmos o número atual de eleitores (16.177), o percentual de pessoas vacinadas já sobe para 30,5%.
TODOS NA FILA
Mas tem outro detalhe que precisa ser considerado para se ter uma ideia do quanto a vacinação já avançou no município. É que nem todas as pessoas querem tomar a vacina. Esta margem certamente é imensamente menor do que se imaginava no início. Antes de começar a vacinação eram muitos “garganteando” que não iriam nem chegar perto da agulha. Quando chegou o dia, quase todos estavam parados na fila. Que bom, acabaram tomando a melhor decisão. Mas ainda tem um ou outro que continua teimando. Cada um de nós deve ter um conhecido que preferiu não tomar a vacina.
TAXA DE ADESÃO
Desta forma, o percentual de pessoas já vacinadas precisaria considerar também a taxa de adesão no município. Infelizmente esta informação ainda não está disponível. Mas poderá estar, em breve, quando Nova Petrópolis terminar de vacinar os idosos de mais de 60 anos. Quando essa faixa etária for considerada encerrada, será possível comparar o total de idosos do município e o total de vacinas aplicadas neste grupo. Aí poderemos ter uma noção de quantas pessoas ficaram de fora da campanha de imunização. No momento eu aposto em uma altíssima taxa de adesão. Saberemos em breve.
VACINAÇÃO DE IDOSOS
Talvez a vacinação dos idosos (primeira dose) chegue ao fim já na semana que vem, dependendo do número de doses que chegar. O que veio nesta semana não foi suficiente. Parte das pessoas que estavam na fila de carros no Centro de Eventos na terça-feira de manhã precisaram voltar para casa sem a vacina. Mesmo assim, não há motivo para desespero ou correria. Todos chegarão na vez.
A COBAIA
Falando em pessoas que não querem tomar a vacina contra a Covid-19, na semana passada um cidadão fez um comentário na página da Prefeitura, afirmando que ele não seria cobaia de vacina. Talvez seja o contrário. Não recebendo a vacina em meio a uma população maciçamente imunizada, a cobaia poderá ser justamente ele.
IDOSOS DE 60 ANOS
Um leitor do Diário observou na capa de terça-feira que pessoas de 60 anos foram chamadas de idosos. Isso, segundo este leitor, é feio. E eu concordo. Hoje em dia não dá mais para chamar uma pessoa de 60 anos de idoso. Essa designação foi estabelecida há algumas décadas, quando a expectativa de vida da população era menor. O Estatuto do Idoso, que regulamenta este tema, deveria passar a valer só para quem tem 65 ou 70 anos. Mas isso também implicaria na perda de direitos…