Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: estelionatos, liderança, hipóteses, furto de veículo e roubo, auxílio cultural

26/01/2022 - 06h05min

Atualizada em 26/01/2022 - 11h13min

Raul Petry – [email protected]

 

ESTELIONATOS

Você sabe qual foi o tipo de crime mais frequente em Nova Petrópolis no ano passado? Foi o estelionato. A gente costuma achar que esse prática, o estelionato, é um tipo muito sofisticado de crime, mas ele é extremamente comum. Nessa categoria se enquadram praticamente todos os golpes, seja na rua, por telefone ou na internet. O golpe do “bilhete premiado” talvez seja a modalidade mais conhecida. Esse golpe é tão antigo quanto a própria loteria.

 

LIDERANÇA

O estelionato foi o crime mais registrado em Nova Petrópolis no ano passado, com 197 ocorrências, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado. As informações completas de Nova Petrópolis e da região estão em uma reportagem na edição de ontem do Diário. Comparando os números da região, inclusive dá para constatar que Nova Petrópolis foi o município que mais teve estelionatos registrados. Ficou na frente até de Estância Velha e Dois Irmãos, onde tem muito mais habitantes.

 

HIPÓTESES

Temos que cuidar para não cometer algum tipo de preconceito, mas o número de estelionatos acima da média em Nova Petrópolis provavelmente está relacionado ao maior número de idosos. Isso é só uma hipótese, já que as pessoas com mais idade são menos acostumadas com as novas tecnologias, como o Pix. E é com todos esses recursos que os golpistas se aproveitam. Mas também é verdade que os golpes são cada vez mais sofisticados, e até os mais jovens se tornam vítimas.

 

FURTO DE VEÍCULO E ROUBO

De um modo geral, a criminalidade da região teve uma queda significativa entre 2020 e 2021. Os roubos, que são crimes envolvendo violência ou ameaça, caíram de 144 para 122. Ainda é um número alto, mas é bom saber que está em queda. Já os furtos de veículos aumentaram na região: de 108 para 135. Interessante é que em Nova Petrópolis essas duas modalidades de crime estão bem abaixo da média da região. Em 2021, o município teve apenas 3 roubos e 8 furtos de veículos. Bem menos que em Ivoti, Dois Irmãos e Estância Velha.

 

AUXÍLIO CULTURAL

Inicia-se nesta quarta-feira, dia 26, o período de inscrições para o auxílio emergencial a profissionais da cultura residentes em Nova Petrópolis e que tiveram suas rendas afetadas pelas medidas restritivas de combate à Covid-19. Para ter direito ao repasse de R$ 800,00, o profissional de cultura deve estar enquadrado nas condições previstas no edital de chamada pública N° 006/2022, publicado no Diário Oficial do Município em 21 de janeiro, e apresentar a documentação solicitada no Departamento de Cultura até o dia 12 de fevereiro.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.