Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: explicações, minerais na água, água suja, canais oficiais, nas redes sociais, histórico da Corsan

24/02/2022 - 06h05min

Atualizada em 24/02/2022 - 10h52min

Raul Petry –  colunistas@odiario.net

 

EXPLICAÇÕES

Finalmente a Corsan deu a tão esperada explicação para a “água suja” que saiu de algumas torneiras de Nova Petrópolis nas últimas semanas. Dois funcionários da companhia foram na sessão da Câmara na terça-feira e usaram o espaço concedido pelos vereadores para apresentar as suas explicações. E não teve qualquer surpresa. Na verdade, aquela explicação já era esperada.

 

MINERAIS NA ÁGUA

Resumindo: a água contém sais minerais, como o manganês, que são controlados pela Corsan durante o processo de tratamento. Em pequena quantidade, eles até fazem bem. A Corsan faz o controle para que a quantidade desses sais na água não ultrapasse os padrões legais. Só que mesmo em pequena quantidade, esses fragmentos acabam se fixando nas paredes internas dos canos. O problema é quando falta água e esse cano seca por dentro. Quando a água volta, dependendo da pressão, ela pode fazer soltar os sais minerais, fazendo com que cheguem à torneira de forma mais concentrada. Daí o aspecto de água suja.

 

ÁGUA SUJA

A engenheira química que responde pela Corsan em Nova Petrópolis garantiu que essa água não é tóxica. É claro que ninguém vai aconselhar as pessoas a beber aquele caldo. O que as pessoas devem fazer quando sai água suja de suas torneiras é avisar a Corsan pelos canais oficiais. Segundo o gestor Sadi Zimmermann, sem essas informações, não é possível mapear os lugares onde o problema acontece com mais frequência.

 

CANAIS OFICIAIS

De acordo com Sadi Zimmermann, os canais oficiais são o telefone 0800-6466444, que ele mesmo admitiu que não funciona bem, e o aplicativo da Corsan para celular. Este último funcionaria bem melhor e mais rápido. E ainda existe a opção do atendimento presencial no escritório da Corsan, em horário de expediente.

 

NAS REDES SOCIAIS

A engenheira química da Corsan fez uma espécie de desabafo por causa das postagens nas redes sociais. Ela se referiu a xingamentos feitos no Facebook. Mesmo reconhecendo o direito das pessoas de reclamar, ela questionou de que forma isso contribui para a solução dos problemas. Ao dizer isso, a engenheira química olhou fixamente para o vereador Tarcísio Brescovit (Patriota), que publicou vários vídeos sobre esse tema.

 

HISTÓRICO DA CORSAN

A explicação dada pela Corsan é plausível. É um problema que realmente pode acontecer. No mundo ideal, o cidadão deveria ser compreensivo quando acontecem coisas assim. E por que não é? Por causa do histórico da Corsan, que não ajuda. Passaram anos e anos sem que a Corsan fizesse investimentos pesados. Os problemas de hoje são consequência disso. A notícia boa é que agora finalmente os investimentos estão acontecendo.

Sair da versão mobile