Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: falta de água, chuvas de janeiro e no apagar das luzes
Raul Petry -colunistas@odiario.net
FALTA DE ÁGUA
A Corsan anuncia que hoje vai faltar água em toda a sua área de atendimento em Nova Petrópolis. O motivo é que a companhia fará o conserto de vazamento em uma adutora. Por conta disso, faltará água das 9h às 18h.
MELHOR ASSIM
É bom faltar água? Nunca. No verão, pior ainda. Mas pelo menos no caso de hoje a Corsan avisou com boa antecedência. Dá para se organizar e se tudo ocorrer como o planejado, serão poucos transtornos durante essas 10 horas de falta de água.
SE PROGRAMAR
A gente fala em se programar para a falta de água e logo pensa na dona de casa que precisa lavar roupa ou na criança que ficará sem banho. Mas um dos setores mais impactados com a falta de água, quando ela não é anunciada previamente, é a construção. Das últimas vezes, algumas obras precisaram ser paradas enquanto era providenciada água. Tudo pela simples falta de um aviso.
UM PROBLEMA MAIOR
O problema é que uma obra simples e programada da Corsan pode facilmente se transformar em algo mais complexo. Não raro ela vai consertar um vazamento e encontra um problema bem pior. Aí triplicam-se as horas de interrupção no abastecimento. E aí, obviamente, a chiadeira é geral.
JANEIRO
Pedi para um rapaz aqui do município que descobrisse o quanto choveu nas últimas semanas. A resposta, segundo ele, é que desde o dia 11 de janeiro já choveu 204 milímetros no centro. É muita água, ainda mais para janeiro. Do ponto de vista da agricultura, o que mais chama a atenção é que chove praticamente todos os dias. Alguém por acaso lembra como foi em janeiro passado?
NUMA TACADA SÓ
Uma notícia divulgada terça-feira pela Prefeitura gerou bastante discussão e dividiu as opiniões. Quem deixou de pagar débitos com o município entre os anos de 2016 e 2019 foi parar na Justiça. Tudo de uma vez. Foram 1850 execuções numa tacada só. O valor total envolvido nas dívidas é de mais de 6 milhões.
INADIMPLÊNCIA
Diante deste tipo de notícia, os bons pagadores logo vêm a público e dizem que não tem nada diferente a ser feito. Quando são criadas muitas facilidades e condições aos maus pagadores, está sendo estimulada a inadimplência. A carga tributária brasileira é absurdamente alta? O sistema tributário parece mais um hospício? Tudo verdade. Mas os maus pagadores não podem ser privilegiados.
OFICIAL DE JUSTIÇA
Então, por este aspecto, não dá para condenar a cobrança judicial. Só é preciso saber se esses 1.850 contribuintes que estão com o nome sujo já sabem disso. Ninguém gosta de ficar sabendo de uma dívida através de uma cartinha do oficial de Justiça.
NO APAGAR DAS LUZES
Outro ponto é que, novamente, o ex-prefeito Lelo demonstrou não ter o menor senso de oportunidade. Do mesmo jeito que pegou dinheiro emprestado quando já tinha sobras no caixa, no caso das dívidas ele simplesmente resolveu mandar 1.850 execuções para o fórum em dezembro, a menos de um mês do fim do seu mandato. Isso não é coisa para ser feita no apagar das luzes.