Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: garupa, Uber, carros elétricos, inclusive Nova Petrópolis, contraste, Pinhal Alto
Raul Petry – colunistas@odiario.net
GARUPA
Alguns meses atrás aconteceu uma intensa campanha de divulgação nas redes sociais, em foram recrutados motoristas de Nova Petrópolis para o aplicativo de transporte Garupa. Tudo indicava que em breve o serviço começaria a ser prestado também na cidade. O Garupa é um concorrente do Uber, com o diferencial de ter se originado no próprio Rio Grande do Sul. Mas por enquanto a estreia da operação ainda não aconteceu. Pelo menos não foi divulgada.
UBER
Muitos não sabemos, mas o aplicativo de transporte mais popular do mundo também opera em Nova Petrópolis. Isso desde o primeiro semestre de 2017, quando aconteceu a estreia na Região das Hortênsias. Mas atenção: o Uber é um serviço que é acionado pelo aplicativo de celular. Aqueles que você precisa telefonar para chamar ou são taxistas tradicionais, ou simplesmente clandestinos.
CARROS ELÉTRICOS
Segue avançando o projeto para facilitar e incentivar o uso de carros elétricos no Estado. A iniciativa tem envolvimento importante da Sicredi Pioneira. A 1ª Rota do Veículo Elétrico do Rio Grande do Sul já tem pontos de recarga funcionando em três locais, sendo dois bastante conhecidos do público de Nova Petrópolis. Um é a Casa Fagundes, em Vila Cristina. O outro é o Café Tainha, em São Francisco de Paula, lugar bastante frequentado pelas pessoas que vão e voltam do Litoral Norte pela Rota do Sol.
INCLUSIVE NOVA PETRÓPOLIS
A 1ª Rota do Veículo Elétrico do Rio Grande do Sul tem foco em regiões com relevância turística. Por isso, quando estiver concluída, estará operando em quatro regiões: Serra, Litoral Norte, Região Metropolitana e Hortênsias. Entre as cidades, Nova Petrópolis.
CONTRASTE
Enquanto algumas iniciativas nos equiparam aos países de primeiro mundo, onde um carro “enche o tanque” com um plug na tomada, em outras situações ainda vivenciamos o subdesenvolvimento. Neste fim de semana o Diário deu atenção especial à falta de luz no Pinhal Alto. A interrupção durou mais de 24 horas, atingindo quase 200 economias.
PINHAL ALTO
A notícia boa para o Pinhal Alto são os projetos de asfaltamento, que são vários. E não estou me referindo só aos 2,5 km que serão asfaltados na Rua Vicente Prieto e aos 6 km na Estrada Nove Colônias. Pelos mesmos programas estaduais, Picada Café também vai asfaltar uma parte da Rua Vicente Prieto. E em Gramado, vão asfaltar mais 2 km em Linha Marcondes.