Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: grupo de lideranças começará a tratar da Lei dos Pedágios

Como foi comentado aqui na semana passada, está sendo criado um grupo de trabalho para tratar da Lei dos Pedágios. Este grupo atende a uma das recomendações do Nova 2050, que tramita na Câmara, e também é necessário porque em breve a ERS-235 deve integrar um pacote de concessões do governo do Estado. Este grupo de trabalho terá o seu primeiro momento importante no dia 4 de abril, quando haverá uma reunião sobre o tema na Assembleia Legislativa. Nisso, Nova Petrópolis com certeza está dando um passo à frente da maioria dos demais municípios envolvidos no lote de concessões.

SEM PROMOTOR

Da mesma forma, já poderia estar em andamento alguma mobilização junto ao Ministério Público para que Nova Petrópolis volte a ter um promotor de Justiça. Já poderia, não. Já deveria! Hoje a Comarca é atendida pelo titular de Gramado, mas ele vem só para as audiências. Marcar um horário para falar com o promotor, por exemplo, não é possível para os cidadãos de Nova Petrópolis. Ou será que tem gente na cidade gostando desta vacância na Promotoria?

AGENTES DE TRÂNSITO

Nesta semana foi convocado o candidato aprovado em 10o lugar no concurso para agente de trânsito no município. Dias atrás conversei com um dos nove candidatos que já deram no pé e este me disse que ninguém sabe ao certo qual é a função dos agentes de trânsito. “Disseram que é para ajudar no estacionamento rotativo”, resumiu.

FARMÁCIA SOLIDÁRIA

Nova Petrópolis avança para fazer parte do projeto estadual de farmácias solidárias. Através delas, as pessoas que têm remédios sobrando podem destiná-los a uma central, que faz a triagem e os redistribui para pacientes de baixa renda. É uma situação que se dá principalmente quando um tratamento é interrompido e os medicamentos ficam sem destino útil. Ou quado o paciente não consegue fazer a compra fracionada. A notícia da possível farmácia solidária foi dada na sessão de segunda-feira pelo vereador Jerônimo Stahl Pinto (PDT), que participou de uma reunião com a secretária da Saúde, Claudia Silvane Pires, e com a deputada estadual Fran Somensi (PRB), que encabeçou o projeto no Estado depois de uma experiência exitosa em Farroupilha, onde ela é a primeira-dama. Fran Somensi é farmacêutica e isso explica como ela conseguiu implantar o projeto em sua cidade. De acordo com Jerônimo, serão 30 farmácias populares no Estado. Aos ivotienses que leem a coluna, a notícia também é boa. Depois da reunião em Nova Petrópolis, Fran Somensi foi tratar do tema também em Ivoti.

R$ 100 MIL PARA O HNP

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo) decidiu inovar na distribuição das emendas parlamentares as quais ele tem direito. Para tanto, fez uma espécie de processo seletivo, “com base em critérios que observem a gestão dos recursos”. Dentro disso, o Hospital Nova Petrópolis foi contemplado com R$ 100 mil, conforme resultado publicado na segunda-feira, 17. Marcel e o seu partido compreendem muito bem que o sistema de emendas parlamentares é ruim para o país e pior ainda para os municípios. Seguimos esperando o envolvimento dos deputados da região em uma distribuição mais justa e equilibrada do dinheiro público!