Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: incêndios, coleta de pneus, escritores do amanhã, multivacinação, exigência de vacina,
Raul Petry – colunistas@odiario.net
INCÊNDIOS
O fim de semana passado foi marcado por dois incêndios prediais atendidos pelo Corpo de Bombeiros Voluntários. Na madrugada do sábado para o domingo o incêndio foi no mercado Sommer, em Linha Imperial. No domingo de manhã, incêndio em uma residência em Linha Brasil Fundos. Os dois casos não tiveram vítimas e em ambos o fogo foi controlado logo no início, evitando assim maiores prejuízos.
COLETA DE PNEUS
A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde realiza coleta de pneus inservíveis entre os dias 18 e 29 de outubro. O recebimento do material acontecerá nos fundos da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A ação faz parte do programa “Eu Cuido de Nova Petrópolis” e busca a mobilização da comunidade para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A população pode entregar os pneus inservíveis no portão aos fundos da Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O local tem acesso pela Rua João Leão, junto ao cruzamento com a Rui Barbosa.
ESCRITORES DO AMANHÃ
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, por meio do Departamento de Cultura, promove a 3ª edição do projeto “Escritores do Amanhã”. Em 2021, a publicação tem formato de ebook, que já está disponível para leitura e download no site da Prefeitura (www.novapetropolis.rs.gov.br). A ação integra a programação da Feira do Livro 2021 – Edição Especial. O ebook é dividido em sete níveis, de acordo com as faixas etárias dos alunos que escreveram os textos. As escolas puderam elencar dois textos em cada categoria para compor a publicação final.
MULTIVACINAÇÃO
Sábado de manhã aconteceu em Nova Petrópolis, a exemplo de todas as outras cidades, o Dia D de Multivacinação. É uma iniciativa realizada todos os anos, voltada especialmente para as crianças. O objetivo é oferecer as vacinas que estão em atraso. Algo muito rotineiro em nossas vidas até o ano de 2020. A pandemia parece ter afetado o cérebro de uma parte das pessoas, até então consideradas sãs e normais. A palavra vacina parece ter ganhado um novo significado, o que é lamentável. A própria vacinação das crianças é um ótimo exemplo dessa paranóia contra as vacinas. Todos os pais sabem que as crianças precisam estar com a caderneta de vacinação em dia. Caso contrário não conseguem fazer matrícula ou rematrícula nas escolas.
EXIGÊNCIA DE VACINA
Ué, mas ao exigir as vacinas para a matrícula ou rematrícula nas escolas não se estaria privando as crianças do direito à educação? Nada disso. Essa exigência de vacina sempre existiu e todo mundo sempre lhe deu o devido tratamento, como algo absolutamente normal. Isso até começar a pandemia, com uma minoria barulhenta querendo resistir à vacinação. Não devemos dar ouvidos às suas teorias furadas. Vacina é algo normal, que sempre esteve presente em nossas rotinas. E sempre ajudou a salvar vidas.