Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: investimentos, Nove Colônias, Treze Colônias, São Jacó, fiscalizando as casas

14/06/2021 - 06h10min

Atualizada em 14/06/2021 - 09h30min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

INVESTIMENTOS

Pode ter sido coincidência e provavelmente foi. Mas o fato é que em questão de uma semana Nova Petrópolis anunciou três importantes investimentos relacionados a novos negócios. Dia 2 de junho foi anunciado o investimento inicial de R$ 2,2 milhões do Viveiros Werle em Linha Araripe. No dia 7 de junho, a notícia do início das atividades do Tour Panorâmico com a jardineira. E no dia 9 de junho, o anúncio do L’esperienza em Nove Colônias. Deu a coincidência dos três anúncios terem acontecido em um curto espaço de tempo. Mas, de todo modo, é uma bela demonstração de que o momento é promissor no tocante a novos empreendimentos no município.

 

NOVE COLÔNIAS

Seja pela beleza natural, pela cultura e história preservadas ou pela proximidade com Gramado. Nove Colônias já é e se consolida cada vez mais como referência turística no interior de Nova Petrópolis. E atenção para um detalhe: falta pouco para que o caminho para Gramado via Nove Colônias esteja 100% asfaltado.

 

TREZE COLÔNIAS

Sábado tive a oportunidade de caminhar em Treze Colônias, onde está sendo feito o asfalto na parte central da localidade. Fiquei sabendo que o asfalto até já poderia estar pronto, pois faz parte daquele pacote do empréstimo da gestão passada. Atrasou por um motivo que muitas vezes é ignorado pelas autoridades: a rede de água. Antes da pavimentação, a rede de água foi toda deslocada para a lateral da estrada. Eu até já tinha comentado sobre isso aqui na coluna. Mas agora pude comprovar “in loco”. Esse tipo de atenção faz toda a diferença para a durabilidade do asfalto. Imaginem uma rede de água antiga, dando problema a toda hora, e o asfalto sendo arrebentado e remendado. É sorte de Treze Colônias ter se livrado dessa maldição.

 

SÃO JACÓ

De Treze Colônias caminhamos na direção de São Jacó, passando por uma estradinha minúscula que leva ao Canto Ackermann e também à barragem da Corsan. A surpresa ficou por conta do bom estado de conservação dessa estrada, que certamente tem baixíssimo movimento. Uma estradinha modesta, mas muito bem arrumada.

 

FISCALIZANDO AS CASAS

Sexta-feira a Prefeitura começou a ir nas casas de pessoas que têm Covid-19 para conferir se realmente estão cumprindo o isolamento. Tem muitas histórias de pessoas positivadas que não ficam em casa. Talvez este seja o principal motivo para o descontrole da pandemia. Ter o coronavírus e ter que ficar isolado em casa é uma notícia daquelas “meio a meio”. É ruim porque talvez a pessoa e os seus familiares tenham o prejuízo de ficar sem trabalhar por alguns dias. Para os autônomos isso é complicado. Mas a notícia também é boa porque nesses casos pelos menos não há necessidade de internação no hospital, o que seria muito pior. Então a iniciativa de fiscalizar o isolamento é muito bem vinda. Só vi uma pessoa achando ruim: a ex-candidata a prefeita Dóris Neumann. Mas se Dóris acha errado, geralmente é porque a decisão está certa. Se há algum erro, foi não ter começado com essa fiscalização antes.

Sair da versão mobile