Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: junho, incompleto, problemão, sintomático, panelão, van nova, vacinação
Raul Petry – colunistas@odiario.net
JUNHO
Segundo o pluviômetro automático instalado no quartel dos Bombeiros Voluntários, o acumulado de chuva de junho acumula 156,6 milímetros em Nova Petrópolis. Boa parte deste volume ocorreu nos últimos dias: 22mm na quinta-feira, 25,8mm no sábado e 54,2mm no domingo. Na segunda-feira, dia 28, não choveu nada e até tivemos a volta do sol.
INCOMPLETO
O tempo bom na segunda-feira permitiu ver que as obras que a EGR fez perto do Hotel Vila Rica ainda não estão totalmente finalizadas. A nova drenagem não elimina a água por completo. E faz bastante tempo que as máquinas e os trabalhadores foram embora daquele lugar. Melhorou bastante na comparação com o que era antes, até porque vimos a quantidade de canos que foi colocada embaixo da terra. Só que a água ainda não deixou de ser um problema naquela baixada.
PROBLEMÃO
A presença da água é um problemão para os pedestres e ciclistas que precisam passar por lá, e olha que não é pouca gente. E também é um problema igualmente grande para a durabilidade do asfalto. A água é a maior inimiga do asfalto.
SINTOMÁTICO
Nenhuma construtora garante 100% quando faz asfalto. Até por isso é dado o prazo de garantia da obra, que geralmente é de cinco anos. Mas é muito significativo que no fim de semana tenha surgido um buracão no asfalto justamente na baixada onde a EGR tentou solucionar o problema da água. Algo ali ainda não foi completamente resolvido.
PANELÃO
Então a manhã de segunda-feira começou com aquele panelão no asfalto. Um buraco capaz de assustar até motoristas de caminhão. E quem viu o buraco pela manhã garante que no início da tarde ele já estava maior. Claro, o movimento vai quebrando as bordas. Ainda durante a tarde o buraco foi preenchido com concreto. Até nós, leigos, sabemos que isso só irá durar alguns dias. É o tempo de se fazer um conserto definitivo, com asfalto de verdade. Se deixar aquele concreto, o movimento e a chuva farão o buraco voltar rapidinho.
VAN NOVA
Na sexta-feira, 25 de junho, foi entregue à Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social um novo veículo para o transporte de pacientes. A van tem capacidade para 15 passageiros e será utilizada principalmente em deslocamentos para o atendimento de saúde em outras cidades. O veículo da marca Mercedes-Benz, modelo Sprinter, custou R$ 215 mil e foi adquirido com recursos próprios do Município.
VACINAÇÃO
Segunda-feira Nova Petrópolis recebeu mais 639 doses de vacina, tudo destinado para a primeira dose. Quando estiver toda aplicada, essa remessa deixará a cidade com 43,5% da população vacinada com a primeira dose. Faltarão 26,4% para se chegar aos 70% e a chamada “imunidade de rebanho”. Ou seja, depois do lote de segunda-feira, ainda serão necessárias 5.685 doses.