Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: Linha Imperial 1, Linha Imperial 2, Linha Imperial 3, Vila Olinda e outros, Vila Olinda

17/06/2021 - 06h05min

Atualizada em 17/06/2021 - 09h52min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

LINHA IMPERIAL 1

Na sessão de terça-feira deu entrada na Câmara de Vereadores um projeto de lei que trata da abertura de um crédito especial no valor de R$ 893 mil. É dinheiro da Secretaria de Educação, não usado em 2020 por causa da suspensão das aulas durante a pandemia. A princípio, seria um projeto bem burocrático. Mas no final de sua fala, a vereadora líder de governo, Kátia Zummach (PSDB), trouxe a informação de que o dinheiro será usado para a construção de uma creche na Linha Imperial. Aí a coisa muda de figura. Se este projeto realmente sair do papel, merecerá muitos aplausos. O ônus de ficar quase um ano sem aulas terá sido um pouco compensado com um belo investimento para aquela comunidade e o entorno.

 

LINHA IMPERIAL 2

Vale lembrar que na Linha Imperial já existe uma creche municipal. Ela funciona dentro de um espaço cedido ao município pela Escola Estadual Padre Amstad. Pelo que se comenta, é uma estrutura um tanto precária, se comparada às demais creches de Nova Petrópolis. E a Prefeitura não pode investir em melhorias porque o imóvel não é dela, é sim do Estado. Ou, melhor dizendo, não podia, porque também na sessão da terça-feira foi aprovado um projeto de lei que autoriza a Prefeitura a custear melhorias em escolas estaduais utilizadas por alunos da rede municipal. Certamente a creche da Linha Imperial será uma das primeiras que receberão investimentos em melhorias. Isso enquanto a escola nova não é construída, claro.

 

LINHA IMPERIAL 3

Por fim, vale lembrar que a Linha Imperial possui um posto de saúde recém construído. Uma construção nova, mas que ainda continua sem uso. A informação que se tem é de que existem muitos problemas estruturais no prédio, com rachaduras em várias paredes.

 

VILA OLINDA E OUTROS

O vereador Cláudio Gottschalk (PDT) apresentou uma indicação pedindo melhorias no sinal de celular na região de Vila Olinda, BR-116 e Recanto do Sossego. Acompanhada de um abaixo assinado, essa indicação é destinada ao Executivo Municipal. Mas até que ponto a Prefeitura tem competência para se envolver em um assunto desses? Quem regulamenta e fiscaliza os serviços de telecomunicações é a Anatel. Mas só de ouvir este nome já sabemos que dali não adianta esperar muita coisa. O que restaria ao prefeito seria pedir, encarecidamente, que as operadoras façam melhorias no sinal desses bairros. Por outro lado, já ouvi muitas vezes as operadoras alegarem que até gostariam de construir mais antenas, mas os projetos costumam emperrar na burocracia dos municípios. Tem que ver isso também.

 

LINHA OLINDA

O presidente da Câmara, vereador Daniel Michaelsen (MDB), anunciou que a Prefeitura está fazendo uma nova licitação para a primeira etapa da ciclovia de Linha Olinda. Na tentativa anterior nenhuma empresa fez proposta. Agora, segundo Daniel, já há quatro empresas que manifestaram interesse. E vale lembrar que, através do mesmo vereador, já há uma emenda parlamentar para a construção do segundo trecho da ciclovia de Linha Olinda.

 

Sair da versão mobile