Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: Luiz Loeser, empreiteiros, tem coisa errada e realizações
Raul Petry – [email protected]
LUIZ LOESER
Hoje de noite na sessão da Câmara de Vereadores será apreciado um pedido de informações de Tarcísio Brescovit (Patriota), que quer saber o que está acontecendo com as obras da Escola Municipal Luiz Loeser, em Vila Olinda. É um ótimo questionamento. É sabido dos munícipes que essa escola está sendo ampliada, como também deve ser sabido que essa é uma obra diferenciada. Em vez de fazer uma licitação e contratar uma empreiteira, neste caso a Prefeitura resolveu licitar só o material de construção e deixar o serviço a cargo de pedreiros e serventes da Secretaria de Obras.
EMPREITEIROS
No ano passado, quando foi tomada essa decisão e a obra começou, a alegação do então secretário da Educação, Ricardo Lawrenz, era de que seria melhor construir com mão de obra própria. Ricardo esteve na Câmara de Vereadores defendendo a ideia e se queixou da falta de qualidade nos serviços da maioria das empreiteiras.
TEM COISA ERRADA
E assim, com um argumento aparentemente bom, a Prefeitura começou a ampliar a Escola Luiz Loeser. Só que hoje, não muito tempo depois, essa obra está cercada de mistérios. Os moradores de Vila Olinda estão desconfiados. Nos meios políticos comenta-se que pode ter coisa errada. Vai caber à atual administração esclarecer em que pé essa obra foi recebida. Talvez essa resposta comece a vir na sessão de hoje na Câmara.
LINHA IMPERIAL
Quando Ricardo Lawrenz estava se queixando do serviço das empreiteiras, citou também o posto de saúde da Linha Imperial. Lá também teve problemas durante a construção. Mas parecia que tinham sido resolvidos e até havia a expectativa de inauguração ainda em 2020, na gestão de Lelo. Só que isso não aconteceu e agora já circulam comentários de que as paredes estão repletas de rachaduras, além de outros problemas.
REALIZAÇÕES
Recentemente Lelo deu entrevista a um jornal da cidade e afirmou que o posto de saúde da Linha Imperial é uma das principais realizações em seus oito anos de mandato. Junto, a creche do Pinhal Alto e o asfaltamento de estradas como em Linha Olinda e Nove Colônias. Os políticos têm essa mania de se apegar ao cimento e ao asfalto. Para a maioria deles, só as obras de engenharia contam como grandes realizações. Mas isso é muito discutível. O governo Lelo tem méritos na creche do Pinhal Alto, pois dizia-se que era um projeto dado como perdido e que foi recuperado. Boa parte da estrada de Linha Olinda foi asfaltada sem o dinheiro do financiamento. Isso também é meritoso. Mas o asfalto em Nove Colônias o governo Lelo sequer terminou, e deixou a conta para os seus sucessores. Está mais para demérito. Quanto ao posto de saúde da Linha Imperial, melhor esperar…
REALIZAÇÕES II
A gestão de Lelo tem algumas realizações elogiáveis que não envolvem cimento e asfalto. Uma delas é o sistema de videomonitoramento, que foi instalado e depois ampliado e aprimorado. Outras decisões muito acertadas foram a concessão do Parque Aldeia do Imigrante e a parceria para trazer o Chocofest a Nova Petrópolis. Até o estacionamento rotativo pode ser considerado uma boa iniciativa. Gerou polêmica, mas resolveu um problema.