Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: mais testes, 186 testes em um dia, ponto fora da curva, 29 novos casos, melhores conclusões, incertezas

27/05/2021 - 06h00min

Raul Petry – [email protected]

 

MAIS TESTES

Semana passada o vice-prefeito Martim Wissmann, que também é secretário da Saúde, gravou um vídeo falando do aumento do número de testes da Covid-19 em Nova Petrópolis. Isso de umas três semanas para cá. Se são feitos muitos testes, é porque a procura de pessoas sintomáticas está alta, o que de fato representa um sinal de alerta.

 

186 TESTES EM UM DIA

Se o aumento do número de testes vem representando um sinal de alerta, então nesta semana a coisa se agravou de verdade. No vídeo da semana passada, o vice-prefeito falou de um aumento na média diária de testes, de 19 para 30. Muito? Quase nada, comparado com o que aconteceu na última terça-feira, quando foram incluídos 186 testes no boletim diário da Prefeitura. Esse número não aparece de forma explícita no boletim. É preciso pegar o total da terça-feira (10.366 testes) e diminuir o número do dia anterior (10.180). O resultado são 186 testes a mais em um intervalo de 24 horas. Pelo mesmo método, percebe-se que desses quase 200 testes, de um dia para o outro foram realizados 153 testes rápidos e 33 PCRs.

 

PONTO FORA DA CURVA

É até difícil imaginar a Secretaria da Saúde fazendo quase 200 testes em um único dia. Este número representa algo próximo de 1% da população de Nova Petrópolis. O boletim não traz detalhes tão minuciosos, mas é possível que neste número estejam incluídos testes da rede privada. Ou testes de algum outro dia, que não tinham sido contabilizados. Por enquanto, eu fico com a hipótese de que é um ponto fora da curva. Teremos que observar os resultados dos próximos dias para tirar melhores conclusões.

 

29 NOVOS CASOS

O que chama a atenção, apesar do altíssimo número de testes, é que o número de pessoas com a confirmação da doença não aumentou na mesma proporção. Fazendo mais alguns cálculos, percebe-se que entre segunda e terça-feira, 29 pessoas entraram para a lista dos casos confirmados. Isso já descontando aqueles que foram considerados curados no dia anterior. Claro que 29 casos novos em um dia é bastante. Mas diante da quantidade de testes, não é tanto. Por outro lado, o boletim da terça-feira ainda apontava 90 casos suspeitos, que são aqueles aguardando resultado. Então essa conta ainda poderá engrossar.

 

MELHORES CONCLUSÕES

Dentro de mais ou menos uma semana será possível tirar melhores conclusões. Há quem sustente a hipótese de que a chegada do frio tenha alguma relação direta com essa disparada na procura por testes. A pessoa começa a ter a tal “síndrome gripal” e, na dúvida, vai fazer o teste. Bem melhor ter um mero resfriado de inverno do que a Covid-19. Por outro lado, não podemos ignorar que em outras regiões as hospitalizações da pandamia estão em alta. Em Nova Petrópolis o quadro ainda é de tranquilidade. Na terça-feira havia três pessoas em leito clínico e nenhuma em UTI.

 

INCERTEZAS

Por precaução, a Prefeitura resolveu adiar o Festival Sabores da Colônia, que começaria no dia 3 de junho. Agora ele acontecerá em agosto.  

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.