Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: na Linha Temerária, na Vila Germânia, na Pousada da Neve, no Vale Verde
Raul Petry – colunistas@odiario.net
Nos últimos meses temos recebido notícias muito interessantes sobre trabalhos diferenciados realizados em escolas de Nova Petrópolis. Na coluna de hoje resolvi elencar algumas dessas iniciativas. Fica o registro dos meus parabéns a todos os envolvidos.
NA LINHA TEMERÁRIA
Os alunos do 2º ano da Escola Pedro Beck Filho, da Linha Temerária, desenvolveram o projeto OPA (Operação Proteção de Animais). Consiste basicamente em um levantamento sobre os pontos do Município onde é mais comum o abandono de animais. Para este levantamento foi utilizado um formulário eletrônico. Durante a Semana Municipal da Adoção e Proteção aos Animais, a Prefeitura instalou placas de conscientização nas localidades de Linha Temerária, Arroio Paixão e Tirol, em pontos indicados pelos resultados do projeto OPA. O projeto inclusive pode ser acompanhado no Instagram: @opa_projeto.
NA VILA GERMÂNIA
Na Escola Ursinho Carinhoso, na Vila Germânia, a turma pré B-1 fez um projeto para conhecer mais sobre os marsupiais. É um nome que pode parecer estranho para nós. Marsupiais são um grupo de animais dentre os quais encontra-se o popular gambá. Trata-se de uma espécie bastante perseguida e atacada, embora tenha grande importância na natureza. O projeto começou quando um gambá apareceu no pátio da escola. Em vez de espancar o animal, como fazem muitos adultos, a turma resolveu estudar sobre ele. O trabalho educativo ganhou repercussão e foi publicado nos canais do Projeto Marsupiais, do Espírito Santo. Também durante a Semana Municipal da Adoção e Proteção aos Animais, os alunos da turma pré B-1 foram convidados pela Prefeitura para acompanhar a soltura de um gambá na natureza.
NO POUSADA DA NEVE
Na Escola Otto Hoffmann, no bairro Pousada da Neve, os alunos do 3º ano A abordaram a solidariedade. Tudo começou com uma série de aulas sobre a importância da doação e ajuda ao próximo. Foi então que o aluno Gabriel Doninelli Macieira teve a ideia que originou uma campanha de arrecadação de roupas e alimentos para o Cras. Familiares aderiram de forma voluntária e o grupo saiu às ruas para pedir doações. A arrecadação totalizou 60 quilos de alimentos não perecíveis, 180 peças de roupas, 20 calçados e 25 brinquedos. Tudo entregue recentemente para a Assistência Social da Prefeitura.
NO VALE VERDE
Na Escola Augusto Guilherme Gaedicke, no Vale Verde, outra iniciativa de solidariedade muito impactante. Algumas turmas começaram um trabalho de separação e venda de lixo reciclável. O dinheiro é doado para a família de um bebê de Dois Irmãos, que nasceu com má formação dos braços e das pernas. No futuro, a criança precisará de próteses, por isso a necessidade de dinheiro. Hoje a escola toda está participando do projeto. Na semana passada, as crianças receberam a visita de agradecimento do bebê que estão ajudando.