Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: não entendo, eu entendo, músicos: situação difícil, pelo motivo certo, eventos cancelados, Winterfest
Raul Petry – colunistas@odiario.net
NÃO ENTENDO
Segunda-feira entrou em vigor um novo decreto municipal, que, entre outros, proíbe a presença de público em áreas públicas de lazer. Resumindo, pracinhas fechadas. Houve muitas reclamações e, pensando cientificamente, é realmente difícil de entender a decisão. Espaços ao ar livre deveriam ficar abertos, já que é justamente neles que se tem chances menores de contágio. Se uma pracinha é perigosa, então tudo é.
EU ENTENDO
Por outro lado, é fato que a região da Serra precisava dar uma resposta ao Governo do Estado, pois os números da Covid estão dando sinais de agravamento. Em algum lugar as restrições precisavam aparecer. O comércio e outros setores econômicos já foram suficientemente castigados. E, acima de tudo, escolas abertas, ainda mais agora que os professores estão sendo vacinados.
MÚSICOS: SITUAÇÃO DIFÍCIL
Quem realmente se deu mal com o novo decreto foram os músicos. Novamente a música ao vivo está proibida. Isso há menos de uma semana do Dia dos Namorados, data em que muitos estabelecimentos tinham programado música ao vivo para os jantares de casais. Tudo cancelado. Está na hora das autoridades começarem a pensar diferente na hora de definir protocolos. Queremos ou não queremos ter músicos quando a pandemia passar? Eu sei que a solução é difícil e eu sequer teria uma sugestão. Mas as dificuldades dessa classe não podem continuar sendo ignoradas.
PELO MOTIVO CERTO
Diante dessa nova restrição, vejo muitos músicos reclamando, com razão. Mas estão usando argumentos completamente errados, e que nada lhes ajudam. Dizem que suas apresentações acontecem bem longe do público e que por isso não há risco de contágio. Claro que não tem risco. Mas não é por isso que a música ao vivo é proibida. A proibição se dá, porque, no entendimento das autoridades, onde há música ao vivo as pessoas precisam se aproximar mais umas das outras para conversar. Certo ou errado, esse é o ponto que precisa ser focado.
EVENTOS CANCELADOS
Se nos últimos 30 ou 40 dias a pandemia tivesse recuado, neste momento estariam acontecendo dois eventos importantes em Nova Petrópolis: o Festival Sabores da Colônia e a Tricofest. Ambos tiveram a programação cancelada com bastante antecedência, por entendimento dos próprios organizadores de que seriam inviáveis. E tinham razão. Se a Prefeitura e a Associação de Malheiros tivessem insistido em fazer os eventos, mesmo em um horizonte de incertezas, agora estariam tendo que cancelá-los em pleno andamento, o que seria bem pior.
WINTERFEST
Nesta altura do campeonato, quem quer fazer algum evento precisa se reinventar e fazer algo diferente. Neste sentido, vale lembrar que a Acinp vem planejando a realização do Winterfest, que ainda pode acontecer, pois o inverno ainda nem começou. Pelo que se sabe, não seria um evento com programação presencial restrita a um único lugar, mas sim uma série de promoções e outras ações envolvendo o comércio e a rede gastronômica. Merece todo o apoio.