Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: não gostaram, acessos: um problema, a lógica da ciclofaixa, pavimentação, latas de tinta e agasalho

25/06/2021 - 06h05min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

NÃO GOSTARAM

Os vereadores não gostaram da proposta do Governo do Estado para a concessão da ERS-235, prevendo a duplicação só entre o 6º e o 10º ano do contrato. Como já comentado aqui na coluna, a duplicação nem é a opção preferencial das lideranças de Nova Petrópolis para o trecho até Gramado. Mas mesmo que se mude o edital, oferecendo outros investimentos para Nova Petrópolis, a espera de seis anos para o início das obras é grande demais. Enquanto isso, vários outros trechos da região terão obras iniciadas já no 3º ano. Os vereadores têm razão em reclamar. Vamos ver se conseguem se mobilizar de modo a conseguir mudanças na proposta. O prazo do cronograma é o fim de julho.

 

ACESSOS: UM PROBLEMA

O trecho da ERS-235, entre Nova Petrópolis e Gramado, tem diversos problemas relacionados a acessos. A entrada do Vale Verde é apenas um bom exemplo. Mas existem tantos outros, como a Rua do CTG, Rua da Pedreira, do Loteamento Pinheiros e Gonçalves Dias, etc. Se os investimentos de vulto da concessão ficarem para depois do 6º ano, dificilmente os problemas desses acessos serão solucionados antes. Isso é inadmissível.

 

A LÓGICA DA CICLOFAIXA

Dentro da concessão, muito se espera a construção de ciclofaixas ao longo da ERS-235. O tão falado cicloturismo não depende necessariamente de ciclofaixas. A turma do pedal gosta muito de andar nas estradinhas “perdidas” no interior. Mas no caso de Nova Petrópolis faz-se muito necessária uma ciclofaixa ao longo da ERS-235. Isso para que os ciclistas que estão no centro consigam chegar a lugares como Nove Colônias e Linha Brasil com mais segurança. Mas também é muito bom lembrar daquelas pessoas que usam a bicicleta diariamente para o nobre fim de ir ao trabalho.

 

PAVIMENTAÇÃO

A Administração Municipal protocolou dois projetos de pavimentação junto ao Governo do Estado. Um para o Pinhal Alto (rua Vicente Prieto, até a divisa com Picada Café) e outro em São José do Caí (da BR-116 até o asfalto já construído). O governador Eduardo Leite fez o lançamento do projeto “Pavimenta” na segunda-feira, evento do qual participaram o prefeito Jorge Darlei Wolf e o vice Martim Wissmann. É até curioso, porque o governo do Estado estará distribuindo dinheiro para pavimentação nos municípios. E dinheiro de onde, se o Estado está quebrado? Resposta: das privatizações, dentre as quais se destaca a venda da CEEE. Eu tinha muito medo que esse dinheiro fosse torrado com pagamento de salários. Mas felizmente isso não acontecerá. Além de se desfazer de uma estatal que só consome recursos públicos (não é capaz nem de pagar o próprio ICMS!), o dinheiro da venda será usado em investimentos muito necessários, como é o caso da pavimentação.

 

LATAS DE TINTA E AGASALHOS

Nesta sexta-feira, 25 de junho, tem coleta de latas de tinta no Centro de Eventos, das 8h às 17h. Ação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Sábado, 26, das 9h às 12h, tem drive thru da Campanha do Agasalho na Rua Coberta. Ação do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

Sair da versão mobile