Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: negocia RS, a origem da dúvida, os terrenos, aspecto positivo, um descalabro, não me agrada, bagatela, inauguração

22/10/2021 - 06h05min

Atualizada em 22/10/2021 - 16h47min

Raul Petry – [email protected]

 

NEGOCIA RS

Na sessão desta semana os vereadores aprovaram um projeto de lei que autoriza o Executivo a aderir ao programa estadual “Negocia RS”. Em linhas bem gerais, o Estado tem uma dívida de R$ 1.050.000,00 com o Município de Nova Petrópolis. Para quitar essa dívida, através do programa Negocia RS, o Estado repassará quatro terrenos ao Município.

 

A ORIGEM DA DÍVIDA

De acordo com o projeto de lei aprovado pela Câmara, a dívida do Estado com o Município é referente a repasses da área da saúde não realizados entre os anos de 2014 e 2018.

 

OS TERRENOS

Dois desses terrenos estão situados em Linha Araripe, ambos nas margens da ERS-235. Um tem 30.700 metros quadrados e o outro tem 28.300 metros quadrados. Os outros dois ficam em Linha Olinda. O primeiro tem 2.260 metros quadrados e o segundo tem 20 mil metros quadrados. Em três destes três terrenos (dois em Linha Olinda e um em Linha Araripe) existem escolas inativas. No total, são pouco mais de 50 mil metros quadrados de áreas que o Município estará recebendo.

 

ASPECTO POSITIVO

Essa negociação, com a provável quitação da dívida com Nova Petrópolis, tem um aspecto positivo, que é o próprio acerto de contas. Isso deve estar acontecendo em vários municípios. Muito bem. Mas tem uma série de aspectos negativos por trás dessa situação, dos quais eu tratarei a partir de agora.

 

UM DESCALABRO

Você sabia da existência desses quatro terrenos do Estado em Nova Petrópolis? Certamente não. A exemplo destes, o Estado possui milhares de imóveis sem uso. E na outra ponta, temos estradas esburacadas, salários atrasados e viaturas policiais abastecidas com dinheiro de rifas. Até hoje nenhum governador teve a capacidade de liquidar esse patrimônio público sem serventia. Isso é um verdadeiro descalabro.

 

NÃO ME AGRADA

Agora finalmente Eduardo Leite resolveu começar a mudar essa situação. Mas também não me agrada ver esse patrimônio todo sendo usado para pagar dívidas. Preferiria vê-lo revertido em investimentos, como asfaltamento de estradas. Mas é o que temos.

 

BAGATELA

Como todo o devedor com a gravata apertada, o Estado vai fazer um péssimo negócio para quitar a sua dívida com Nova Petrópolis. É evidente que esses quatro terrenos valem muito mais que o R$ 1 milhão do débito que será quitado.

 

INAUGURAÇÃO

Nos dias 22 e 23 de outubro inaugura em Nova Petrópolis a NH Materiais de Construção. Trata-se de uma loja que já tem 30 anos de tradição em Estância Velha. Em Nova Petrópolis, o endereço será na Av. 15 de Novembro, 737, Centro (antiga Câmara de Vereadores).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.