Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: normalidade, câmeras, o labirinto ao vivo, o rumo da pandemia, tranquilidade, variante delta

09/08/2021 - 06h05min

Atualizada em 10/08/2021 - 10h07min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

NORMALIDADE

Não fosse pelo detalhe das pessoas estarem andando de máscara (saliente-se: quase todos), pensaríamos que o fim de semana na Praça das Flores foi de absoluta normalidade, como nos tempos pré-pandêmicos. É isso que nos mostram as fotos do primeiro fim de semana do Festival Sabores da Colônia. Finalmente o público voltou a visitar o centro de Nova Petrópolis para um grande evento. Que notícia maravilhosa!

 

CÂMERAS

No site da Prefeitura é possível abrir as imagens ao vivo de câmeras da Bitcom espalhadas por Nova Petrópolis. Quatro delas mostram a Praça das Flores. Através delas, eu consegui acompanhar imagens do Festival em tempo real no sábado e domingo. E posso garantir: apesar do bom público, não dá para dizer que houve aglomerações. Nem mesmo na Rua Coberta, onde acontece a comercialização de produtos coloniais e também tem uma câmera.

 

O LABIRINTO AO VIVO

Das quatro câmeras da Praça das Flores, a mais interessante é sem dúvidas aquela que mostra de cima o Labirinto Verde. Acompanhar as pessoas se movimentando lá dentro, como se fossem umas formiguinhas, só confirma o quão sensacional é esse atrativo turístico.

 

O RUMO DA PANDEMIA

A boa experiência com o Festival Sabores da Colônia certamente abrirá caminho para a realização de mais eventos. O exemplo deste fim de semana mostra que isso é possível, e com total segurança. Mas e a pandemia, como será que vai se comportar? Na semana passada, o governo do Estado emitiu alertas para 17 regiões, incluindo Caxias do Sul, que engloba Nova Petrópolis. A alegação é de que o número de hospitalizações aumentou bastante na última semana. Mas há controvérsias. O próprio Estado tem estatísticas de uma outra fonte que indicam estabilidade.

 

TRANQUILIDADE

A julgar pela situação atual de Nova Petrópolis, o alerta do governo do Estado jamais se justificaria. Já faz uma semana que o município não tem nenhum morador hospitalizado e o número de casos ativos está se mantendo abaixo de dois dígitos. Sábado, dia 7, Nova Petrópolis completou um mês sem registro de óbitos relacionado à Covid-19.

 

VARIANTE DELTA

Pelo que se noticia, não há muito como escapar da variante Delta, que surgiu na Índia e já se espalhou pelo mundo. Em algumas partes do Brasil ela já tem transmissão comunitária. Ou seja, já não tem mais como rastrear a origem. O Rio Grande do Sul está indo pelo mesmo caminho. A questão é: o atual estágio da vacinação, aliado ao número de pessoas que já têm imunidade pela própria doença, será suficiente para minimizar os efeitos da maior transmissão do vírus? Devemos ter a resposta em breve. Uma coisa é certa: o número de casos vai aumentar. Tomara que não aumente o número de casos graves, o que levaria novamente a uma maior ocupação dos hospitais.

Sair da versão mobile