Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: novas empresas, burocracia e empregos

08/02/2021 - 22h13min

Atualizada em 08/02/2021 - 22h47min

Raul Petry – colunistas@odiario.net
NO DIÁRIO DE SEXTA

O Diário da sexta-feira, dia 5, apresentou uma reportagem que merece muita atenção por parte das autoridades. É sobre a abertura de novas empresas em cada município. E também sobre o fechamento delas. E ainda um dado muito interessante, que é sobre o número de horas que o empreendedor precisa, do registro até a abertura. Está lá na página 10. Se você não olhou, procure o Diário de sexta e dê uma olhada. Ou então entre no site www.odiario.net. Todas as reportagens do jornal estão lá também. Se você é assinante do jornal, tem direito a uma senha para ler também na internet.

NOVAS EMPRESAS

Foram abertas 468 novas empresas em Nova Petrópolis ao longo do ano de 2020. O inigualável ano de 2020… É um ótimo número, se pensarmos que foi um ano de dificuldades. Obviamente 99% dessas empresas são pequenas ou até podem ser microempreendedores individuais (MEIs). Isso fatalmente tem a ver com a pandemia: empresas menores, menos aglomeração de pessoas, atendimento individualizado, serviços personalizados, novos conceitos, etc.

FECHAMENTOS E SALDO

Ao mesmo tempo, em 2020 o município de Nova Petrópolis registrou o fechamento de 214 empresas. É menos da metade das aberturas do ano. A reportagem não cita, e é difícil saber, quantas dessas empresas fecharam já no primeiro ano. Deve ser o caso de uma parte delas. No Brasil, muitas empresas não sobrevivem aos primeiros meses. Aí está um fato positivo para Nova Petrópolis. O saldo bruto de 2020 é bem positivo: + 254 empresas. E o saldo geral ficou em 2.965 empresas ativas.

BUROCRACIA

No ano de 2020 os empreendedores de Nova Petrópolis precisaram, na média, 126 horas para abrir uma empresa. É pouco, comparado com outros lugares, e até menos que a média dos municípios da área de circulação do Diário (151 horas). Mas o sonho de consumo continua sendo um tempo inferior a 48 horas. A pessoa que está disposta a arriscar o seu capital e o seu CPF para gerar empregos, riqueza e impostos precisa dar entrada na papelada e estar pronta para trabalhar já no dia seguinte. Será que isso é pedir demais?

MENOS BUROCRACIA

Aqui na região, os recordes positivos de tempo para abertura de novas empresas são Presidente Lucena (62 horas, na média) e Ivoti (103 horas).

EMPREGOS

Tradicionalmente, a abertura de novas empresas remete à geração de empregos. Mas como as novas empresas estão diminuindo de tamanho, essa máxima começa a cair. O sujeito que abre uma empresa geralmente tem serviço só para ele mesmo. Quando muito, ocupa junto alguém da família. E é importante lembrar que esse é um tipo de ocupação que não envolve registro em carteira. Logo, esses “empregos” não aparecem nas estatísticas oficiais do Ministério da Economia. Conforme o órgão, em 2020 Nova Petrópolis teve 2.197 admissões e 2.397 demissões. Saldo de menos 200. É muito provável que parte desses 200 esteja hoje trabalhando em um negócio próprio.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário