Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: onde está o grande perigo do coronavírus

O decreto municipal publicado na tarde de ontem e algumas medidas anteriores praticamente param a cidade pelo período de 15 dias. Eu, você, todos precisam apoiar essa medida. Vai evitar que o coronavírus chegue à cidade? Dificilmente. Mas possivelmente evitará um surto grave da doença, com muitos pacientes num curto espaço de tempo. Como todos sabem, a maioria das pessoas que pegam o vírus consegue se recuperar com relativa facilidade, podendo e devendo inclusive permanecer em suas casas. Mas existe um pequeno percentual de pessoas que sofrem crises respiratórias e precisam ser internadas e entubadas. E esse é o ponto. O Hospital de Nova Petrópolis dispõe de três aparelhos para respiração mecânica. Se houver quatro pacientes com problemas de respiração, para uma delas terá que ser buscado atendimento fora. E não adianta pensar em adquirir mais aparelhos emergencialmente. Trata-se de um artigo em falta no mundo, assim como outros três produtos, em falta nas farmácias de Nova Petrópolis.

EM FALTA

Máscaras cirúrgicas, álcool gel e Bálsamo Alemão. Ontem fui a uma farmácia no bairro Pousada da Neve e não havia nenhum dos três ítens para vender. Incrivelmente algumas pessoas acreditam que estarão mais seguras se puderem estocar dezenas de frascos de álcool gel em casa. Um exagero absurdo! Quem sai para a rua, e de fato precisa passar álcool gel nas mãos periodicamente, dispõe deste produto nos balcões de praticamente todos os estabelecimentos comerciais e repartições públicas. Na manhã e tarde de ontem eu devo ter ido a uns 10 lugares do centro. Todos eles tinham álcool gel disponível ao público. Então vamos com calma…

LAMENTÁVEL

Na mesma farmácia do Pousada da Neve presenciei um rapaz perguntando se ainda tinha máscaras cirúrgicas para vender. Ele precisava de pelo menos uma peça porque a sua mãe acabou de passar por um transplante e requer cuidados especiais. O produto estava em falta, o que até gerou comoção entre os farmacêuticos. E por qual razão? Porque algumas pessoas saíram comprando caixas inteiras de máscaras pensando que com elas poderão se proteger do coronavírus. Errado! A máscara é para uso de quem já está infectado, para não passar a doença adiante. Ou para quem requer cuidados especiais, caso dessa senhora recém transplantada. Você, que saiu comprando um monte de máscaras, está satisfeito agora?

A VOZ DA EXPERIÊNCIA

No Pinhal Alto existe um armazém que sempre tinha o Bálsamo Alemão para vender. Mas às vezes passava meses sem vender um único tubinho. Agora vendeu tudo e não sabe quando receberá uma nova remessa. As pessoas mais velhas garantem que este sempre foi o remédio para todos os males. E numa situação como a de agora, todos resolvem ouvir a voz da experiência.

NINGUÉM É VÍTIMA EXCLUSIVA

Infelizmente a programação do Chocofest foi cancelada, sendo mantida só a decoração temática. O mesmo aconteceu com algumas dezenas de eventos e atividades que aconteceriam nas próximas semanas. E já começaram as lamentações das pessoas ligadas a esses eventos, sem se darem em conta de que praticamente todos terão prejuízos, uns mais, outros menos. Ninguém é vítima exclusiva!