Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: Pedancino, carência de água, Canto Maciel, , obras em São Jacó, ampliação de zona urbana

28/01/2022 - 06h10min

Atualizada em 28/01/2022 - 14h14min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

PEDANCINO

O governador do Estado, Eduardo Leite, e o prefeito em exercício de Nova Petrópolis, Martim Wissmann, assinaram na manhã desta quinta-feira, 27 de janeiro, um convênio para a perfuração de poço artesiano na localidade do Pedancino. O Governo do Estado repassará R$ 70 mil através do Programa Avançar nas Obras e Habitação, com contrapartida de R$ 30 mil do Município.

 

CARÊNCIA DE ÁGUA

Eu fiz uma caminhada naquela região há pouco mais de 10 dias atrás. Qualquer um que passa por aquela região logo percebe que não existe muito acesso dos moradores à água, mesmo estando o Rio Caí a poucos metros das casas. A água do Rio Caí precisa de muito tratamento para ser bebida. Durante a caminhada, um morador do Riachuelo disse que a água que vai para a sua casa é captada em uma vertente perto do Morro Malakoff. Naquela época, a fonte dele já estava quase secando. É verdade que agora já choveu mais e tudo melhorou. Mesmo assim, é uma sábia decisão investir os recursos do Estado em um poço artesiano no Pedancino.

 

CANTO MACIEL

As informações que recebi ontem dão conta de que ficou pronta a rede de água no Canto Maciel, na região do Ninho das Águias. Na época que as obras começaram, no início deste mês, o secretário Jorge Lüdke falou que 33 famílias do Canto Maciel passariam a ter água encanada. E vale lembrar que neste caso o poço já está perfurado e pronto para fornecer água. E é um poço com produção relativamente boa: 24 mil litros de água por hora.

 

OBRAS EM SÃO JACÓ

Nesta semana, uma equipe da Secretaria de Obras deu início à manutenção e recuperação da Rua São Jacó. O prefeito em exercício Martim Wissmann e o secretário adjunto de Obras, Carlos Simon, acompanharam os trabalhos na manhã desta quarta-feira, 26 de janeiro. As obras avançarão pela Rua São Jacó em direção à Rua dos Ackermann, que já teve um trecho recuperado em dezembro.

 

AMPLIAÇÃO DE ZONA URBANA

Na terça-feira, 1º de fevereiro, voltam a acontecer as sessões da Câmara de Vereadores. Serão apreciados cinco projetos de lei, e o que me parece ser mais importante é o Nº 006/2022, que amplia as áreas de zona urbana em Linha Imperial e no Pinhal Alto. Segundo a justificativa do projeto de lei, as ampliações permitirão o parcelamento do solo, na forma da legislação municipal e federal sobre a matéria, o que, por conseguinte, proporcionará maior desenvolvimento demográfico, organizacional e econômico para cada uma das regiões beneficiadas.

Sair da versão mobile