Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: quebra-molas, os pedidos, não é por aí, quebra-molas de plástico, chuva
Raul Petry – colunistas@odiario.net
QUEBRA-MOLAS
A reação das pessoas foi tão grande que resolvi escrever aqui todas as ruas onde houve moradores pedindo quebra-molas para a Prefeitura. Tudo começou com uma notícia, na segunda-feira, dia 13, de que tinham sido instalados quebra-molas em Linha Olinda e no Bairro Piá. Isso até que não surpreende, porque volta e meia a Prefeitura coloca quebra-molas novos em algum lugar. O que surpreendeu nessa notícia foi a quantidade de comentários de moradores pedindo quebra-molas em suas ruas também. Veja a lista a seguir.
OS PEDIDOS
Rua da Olaria (Bairro Piá), Rua 28 de Fevereiro, Av. 15 de Novembro, Rua Presidente Lucena, Rua Caxias do Sul (Bairro Pousada da Neve), Rua José Otto Neumann (Linha Imperial), ERS-235 (Linha Araripe), Rua Vicente Prieto (Pinhal Alto), Rua do Arco Íris (Bairro Piá), Rua Emilio Raimann (Bairro Piá) e Rua Frederico Michaelsen (Logradouro).
NÃO É POR AÍ
Assim como nestas ruas mencionadas, devem ter dezenas outras em que os moradores querem a instalação de quebra-molas. E aí até já podemos estar entrando em questões de interesse comercial, pois nada melhor para um comerciante do que ter um redutor de velocidade na frente do seu estabelecimento. Existe um exemplo bem famoso disso na Vila Germânia… Mas enfim, mesmo que o problema do excesso de velocidade seja tão generalizado, a solução não pode ser encher a cidade de quebra-molas.
CPI DOS QUEBRA-MOLAS
A título de curiosidade histórica e cultura geral, em um município aqui perto já teve uma CPI dos Quebra-molas na Câmara de Vereadores. Foi em São José do Hortêncio. Um prefeito literalmente encheu a avenida principal de quebra-molas. O seu sucessor não gostou e mandou arrancar tudo. Nisso descobriram que o preço pago tinha sido alto demais e abriram a CPI para investigar. Aconteceu nos idos da década de 1990, nos primeiros anos de circulação do Diário.
QUEBRA-MOLAS DE PLÁSTICO
Mas o interessante é que os quebra-molas instalados pela Prefeitura na Linha Olinda e no Bairro Piá não são mais iguais os antigos, que eram feitos do próprio asfalto. Os quebra-molas novos são de uma espécie de plástico e parafusados no chão. Plástico não deve ser, porque não iria durar muito tempo. Talvez algum tipo de fibra. Há uma vantagem importante: como é parafusado, não é muito difícil para tirar.
CHUVA
Tivemos mais alguns dias de chuva e vale a pena conferir o acumulado de Nova Petrópolis. Do dia 18 de agosto em diante choveu 272 milímetros no centro. Isso dá menos de um mês. Nos dias 13 e 14 de setembro choveu 37 milímetros.