Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: recuo, boletim, sem restrições, 50% de imunidade, videomonitoramento, sábado na rua coberta
Raul Petry – colunistas@odiario.net
RECUO
Tudo indica que a “onda” da pandemia que estamos enfrentando no momento ficará longe de ser tão grave quanto a anterior, que começou logo depois do Carnaval e transformou março de 2021 no pior mês até aqui. Temia-se que agora poderíamos enfrentar um momento igualmente grave, ou pior. De fato as UTIs tiveram um aumento de ocupação e houve notícias de óbitos de pessoas que ficaram sem leito para transferência. Mas nada comparado ao que aconteceu três meses atrás.
BOLETIM
O boletim divulgado pela Prefeitura na quarta-feira, dia 30 de junho, mostra uma situação otimista, com apenas 11 casos ativos e nenhum paciente em leito clínico. É verdade que ainda havia uma pessoa na UTI, o que sempre preocupa. Mas pelo menos neste momento da pandemia está sendo possível oferecer um leito para quem precisa.
SEM RESTRIÇÕES
O comportamento desse vírus ainda precisa ser muito estudado para que se tenha todas as respostas. Geralmente ele nos surpreende. Em meados de maio, o número diário de testes disparou e foi ligado o sinal de alerta. Podia ser o prenúncio de um novo momento crítico. Foi, mas em um grau bem reduzido. E o mais curioso é que esse agravamento foi contornado sem que praticamente nenhum estabelecimento precisasse ser fechado. Praticamente não houve restrições, excetuando-se aquela proibição de alguns dias nas pracinhas e da música ao vivo.
50% DE IMUNIDADE
A explicação mais provável é o avanço da vacinação. Temos neste momento mais de 20% da população com duas doses de vacina. Ou seja, completamente imunizados. Estes 20% já ajudam a proteger os outros 80%, pois a sua imunidade diminui a circulação do vírus e age sobre o todo. E temos outros 20% da população que já receberam a primeira dose e que também já têm alguma defesa. E, por fim, temos em Nova Petrópolis mais de 3.000 pessoas curadas da Covid-19. Provavelmente muitos desses curados são pessoas que também já receberam a vacina. Por isso a soma não é possível. Mesmo assim, devemos ter hoje quase 50% da população com algum grau de proteção. E a tendência é avançar bem nesse enfrentamento a cada uma das próximas semanas.
VIDEOMONITORAMENTO
Uma boa notícia para a segurança pública de Nova Petrópolis, mas em Picada Café. O município vizinho está colocando em funcionamento novas e muito mais modernas câmeras de videomonitoramento. O policiamento lá e aqui é um só.
SÁBADO NA RUA COBERTA
Duas dicas para a manhã deste sábado na Rua Coberta. Tem arrecadação de roupas e calçados para a Campanha do Agasalho, das 9h às 12h. E na tradicional feira de produtos rurais haverá uma estreia grandiosa: é a tenda da NovaMel, associação que reúne produtores de mel de Nova Petrópolis.