Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: revogado o decreto de emergência por causa da água

Sexta-feira a Prefeitura publicou o decreto 37/2020, que revoga um decreto anterior, o 31/2020, sobre a situação de emergência relacionada ao abastecimento de água. Como se sabe, choveu em volume suficiente e a cidade já não corre risco de racionamento. E este é o ponto. No ápice da crise a Prefeitura e a Corsan disseram reiteradamente que a cidade não corria risco de racionamento. Pois o decreto da última sexta-feira cita a “notícia advinda de que não mais persiste, por ora, o risco de falta ou mesmo racionamento de água no município”. Não existe mais o risco. Significa que ele existiu sim. Nova Petrópolis correu risco real de ficar sem água por causa da irresponsabilidade da Corsan e da fiscalização relapsa das nossas autoridades. Ademais, pouco adianta ficar conjecturando sobre caminhões-pipa e congêneres quando tudo se resume à chuva. A crise acabou tão somente porque choveu. Mas poderia não ter chovido. O que resta é extrair as lições corretas deste episódio.

R$ 250 MIL PARA A PÁSCOA

Também na sexta-feira foi publicado o decreto que regulamenta a Magia da Páscoa 2020, que terá programação de 2 a 12 de abril. Novamente, a organização do evento será em parceria com a Casa Cooperativa. O poder público municipal participará financeiramente com até R$ 250 mil.

PRÊMIO PARA A FEIRA

Nova Petrópolis está entre as 50 cidades, de 11 países, que disputam o 3º Prêmio Internacional Cidades Educadoras, cuja temática em 2020 é “Inclusão e Democratização da Cultura”. O reconhecimento será conferido a três experiências inovadoras de três municípios do mundo todo que integram o movimento Cidades Educadoras. A 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis representa a Serra Gaúcha na disputa pelo prêmio internacional. Realizada de 8 a 13 de outubro de 2019, a feira teve como patrono o escritor nova-petropolitano André Werkhausen Boone e a temática inspiradora: “Não há limites para quem lê”. A cerimônia do Prêmio Internacional ocorrerá no Congresso Internacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), de 30 de setembro a 2 de outubro de 2020, em Katowice, Polônia, onde serão anunciadas as três cidades vencedoras da honraria.

SEM SESSÃO HOJE

Por causa do feriadão de Carnaval, hoje não tem sessão da Câmara de Vereadores. Tampouco funciona o serviço de atendimento ao público da casa, que retorna na quarta-feira, 26. A sessão correspondente a esta semana acontecerá na quinta-feira, dia 27. Neste dia, às 18h, acontece a audiência pública para a apresentação da gestação municipal da saúde referente ao terceiro quadrimestre de 2019.

UMA SUGESTÃO

No início de 2019 houve toda aquela polêmica relacionada ao transporte dos funcionários dos postos de saúde dos bairros e do interior. Teoricamente a Prefeitura pouparia dinheiro ao não ceder mais os carros para o deslocamento diário das equipes. É uma discussão que envolve opiniões, interesses e, até agora, poucos números. Com o relatório do terceiro quadrimestre, os gestores da saúde já têm condições de apresentar algo mais definitivo e conclusivo com relação ao tema. E aí, de quanto foi a economia? Outra pergunta muito importante: o atendimento nas unidades de saúde manteve-se viável com a mudança?