Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: rotativo, procurando funcionários, sem cobrança, carro de fiscalização, um caso positivo, sem isolamento, 40 testes na semana
Raul Petry – [email protected]
ROTATIVO
Neste fim de semana fui surpreendido com uma informação, que está estampada nas máquinas de cobrança do estacionamento rotativo: não há cobrança de tarifa nos dias 25, 26 e 27 de dezembro. Estacionamento liberado de pagamento nestes três dias. Justo em dias de maior movimento? Dia 27 é segunda-feira e neste dia da semana nunca tem cobrança. Mas os dias 25 e 26, teoricamente, seriam datas de bom faturamento.
PROCURANDO FUNCIONÁRIOS
Fiquei sabendo que a empresa Zona Azul está procurando funcionários para atuar no estacionamento rotativo. Existem propagandas das vagas e, pelo que soube, os salários foram bastante melhorados.
SEM COBRANÇA
A isenção do pagamento nos dias 25 e 26 pode mesmo estar relacionada à falta de mão de obra. Neste caso, a empresa acerta em melhorar os salários. É o único jeito de manter o serviço e o faturamento. E pensar que estão faltando funcionários realmente faz algum sentido. Nas últimas semanas aconteceu duas ou três vezes de eu estacionar e esquecer de pagar. Para minha surpresa e alívio, em nenhuma dessas vezes eu fui cobrado. Significa que pode estar faltando gente da empresa nas ruas.
CARRO DE FISCALIZAÇÃO
Vale lembrar que a empresa Zona Azul está testando um carro equipado com câmeras, que atuará na fiscalização do estacionamento rotativo de Nova Petrópolis. Essa poderá ser uma saída importante, dada a dificuldade em encontrar pessoal para fazer o trabalho de rua. Com um detalhe importante: pelo que foi divulgado pela Prefeitura em agosto, o carro atuará também na segurança pública, identificando veículos roubados, por exemplo.
UM CASO POSITIVO
Tenho dado especial atenção aos números da pandemia em Nova Petrópolis. E tive uma das maiores surpresas ao olhar o boletim da semana passada, divulgado pela Prefeitura na quinta-feira, dia 23. A cidade totaliza 4.003 casos. Comparando com os números da semana anterior, quando eram 4.002 casos, concluiu-se que Nova Petrópolis teve apenas um caso positivo ao longo de toda a semana.
SEM ISOLAMENTO
E percebam que esse um único caso positivo não é consequência de uma semana de extremo isolamento e cuidados. É o contrário. Estamos em uma época de muitas compras, eventos, formaturas, passeios em família e visitas a parentes.
43 TESTES NA SEMANA
Alguém poderá dizer que só teve um caso positivo na semana porque são feitos poucos testes. Mas essa tese também não se sustenta diante dos números. Entre um boletim e outro foram feitos mais 43 testes (7 testes por dia, considerando um dia a menos na semana). Tudo isso tem uma explicação só, que se chama vacina.