Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: segunda dose, confusão, complicar mais um pouco, Vicente Prieto, Rua dos Imigrantes

23/07/2021 - 06h05min

Atualizada em 23/07/2021 - 09h44min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

SEGUNDA DOSE

A Secretaria de Saúde está convocando todas as pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 13 de maio, e que ainda não receberam a segunda dose, a procurarem o posto de saúde do seu bairro. A segunda dose ainda está disponível para todas essas pessoas, mesmo que a data da aplicação já tenha passado. Não custa reforçar o quão importante é a segunda dose da vacina. Ficar sem a segunda dose é quase a mesma coisa que não se vacinar.

 

CONFUSÃO

Por trás desse pedido da Secretaria de Saúde tem um número significativo de pessoas que já deveriam ter feito a segunda dose, e ainda não fizeram. E a causa é uma só: a mudança que o Estado fez no intervalo entre as duas doses da vacina Oxford/Astrazeneca. Primeiro eram 12 semanas, aí baixou para 10 semanas. Até essa mudança, Nova Petrópolis tinha comparecimento de quase 100% para a segunda dose. Simples: a pessoa só precisava olhar no cartão de vacina e lá estava a data da segunda dose. Sem chance de errar. Agora as pessoas dependem de um aviso da Prefeitura para saber o dia da segunda dose. Claro que essa complicação iria impactar no comparecimento.

 

COMPLICAR MAIS UM POUCO

Depois de toda essa confusão, com impacto negativo sobre a vacinação, ontem o Governo do Estado voltou atrás e agora serão novamente 12 semanas de intervalo entre as duas doses da vacina de Oxford/Astrazeneca. Acredite se quiser. Eles conseguiram complicar mais ainda. Essa é a legítima decisão de burocratas, que não entendem bulhufas dos temas sobre os quais estão decidindo. Parabéns aos envolvidos.

 

VICENTE PRIETO

Olha aí a notícia que vem da Prefeitura de Picada Café. O município vizinho de Nova Petrópolis protocolou junto ao governo do Estado um projeto para pavimentar mais um trecho da rua Vicente Prieto. O programa estadual é o Pavimenta, para o qual Nova Petrópolis também protocolou um projeto de pavimentação para o seu trecho da Rua Vicente Prieto (tem um outro para a estrada Rio Caí, em São José do Caí). Isso significa que em breve poderemos ter quase toda a Vicente Prieto asfaltada. Será um acréscimo e tanto para a infraestrutura dos dois municípios e até da região. Rapidinho os turistas começarão a saber que podem ir em direção a Gramado entrando em Picada Café. E é sempre bom lembrar que de Marcondes Alta em diante também já é tudo asfaltado. O Pinhal Alto tende a ficar mais movimentado.

 

RUA DOS IMIGRANTES

Algumas semanas atrás ocorreu um fato semelhante. A Prefeitura de Linha Nova anunciou que irá asfaltar o trecho restante da Rua dos Imigrantes. Desta forma, o percurso entre Nova Petrópolis, Linha Nova e Feliz estará 100% pavimentado. Este será o acesso asfaltado mais curto entre a Região das Hortênsias e a região do Vale do Caí.

Sair da versão mobile