Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: sem comorbidades, protestos, percentual de vacinados, primeira dose, acima de 18 anos

11/06/2021 - 06h05min

Atualizada em 11/06/2021 - 09h47min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

SEM COMORBIDADES

 

Ontem a Prefeitura deu início à vacinação dos motoristas e pessoas de 59 anos sem comorbidades. Uma notícia positiva, mas que envolve um fato um tanto estranho, já que em outras cidades a vacinação dos 59 anos para baixo começou faz um bom tempo. Ivoti, por exemplo, já chegou na casa dos 50 anos. E é sempre bom lembrar que Nova Petrópolis e Ivoti são municípios bem parecidos, que têm populações semelhantes e que ficam geograficamente próximos. A diferença, talvez, esteja no perfil demográfico. Talvez…

 

PROTESTOS

Essa diferença da vacinação em Nova Petrópolis com relação aos municípios vizinhos andou gerando questionamentos e até protestos de muitas pessoas. Por um lado, isso é um bom sinal. Significa que o interesse na vacina está em alta. E a maioria das pessoas quer a agulha no braço o quanto antes. Mas e por que essa demora em começar a vacinar as pessoas sem comorbidades em Nova Petrópolis?

 

PERCENTUAL DE VACINADOS

Conversando sobre este assunto, um rapaz de Nova Petrópolis me chamou a atenção para um outro ponto de vista, que é o percentual de pessoas já vacinadas. Segundo ele, sob este aspecto, Nova Petrópolis apresenta resultados melhores que a maior parte dos municípios vizinhos. Eu duvidei, mas resolvi conferir o site da Secretaria Estadual da Saúde e comparar o percentual da população que já recebeu a primeira dose em alguns municípios. Os resultados estão abaixo:

 

PRIMEIRA DOSE

 

Abaixo, o percentual de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina, comparado com a população de cada município:

 

NOVA PETRÓPOLIS 31,98%

PICADA CAFÉ 34,36%

GRAMADO 28,90%

CAXIAS DO SUL 27,83%

IVOTI 31,72%

DOIS IRMÃOS 24,54%

 

Importante notar que esses são dados retirados do site da Secretaria Estadual de Saúde ontem (10/06). Mas, de acordo com eles, Nova Petrópolis realmente não está atrasada na vacinação. Pelo contrário. Dos seis municípios comparados, só perde para Picada Café, que é uma realidade bem diferente de cidades como Nova Petrópolis, Ivoti, Gramado e Dois Irmãos.

 

ACIMA DE 18 ANOS

 

Os percentuais que eu calculei acima levam em conta a população total de cada município. Mas eu sempre gosto de lembrar que o certo seria considerar só o número de pessoas com 18 anos ou mais, já que para os menores não haverá vacinação por enquanto. Para tanto, um cálculo aproximado pode ser feito com o número de eleitores, que na eleição do ano passado eram 13.534. Neste cenário, conforme o Estado, a primeira dose já foi recebida por 50,9% das pessoas.

 

 

 

Sair da versão mobile