Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: somos tutorados, usurpadores, a verdade é uma só, abaixo o cpers e manutenção
Raul Petry – [email protected]
SOMOS TUTORADOS
O que vem acontecendo de uns tempos para cá no Brasil é que somos considerados uns bestais, que precisam ter as vidas tutoradas por seres superiores. Estou me referindo ao Poder Judiciário de um modo geral. Cada vez mais, os homens e mulheres togados estão se intrometendo em decisões que não lhe dizem respeito. As aulas presenciais aqui no Rio Grande do Sul são um bom exemplo. Elegemos um governador para tomar decisões como esta, da educação. E acima do governador estão os pais, que deveriam ter assegurado o direito de decidir se enviam os filhos para a escola ou se os deixam em casa. Quem sabe o que é melhor para uma criança? Os pais dela ou uma juíza de Porto Alegre?
USURPADORES
Os juízes estão usurpando o papel legítimo que cabe apenas aos governantes. Na prática, são eles que mandam, como se vê bem no STF, que reúne os “supremos mandões” da nação. Só tem um detalhe inconveniente para eles. Se os juízes querem para si as prerrogativas dos governantes, eles precisam se acostumar a ter gente protestando na frente de suas casas. Quem se envolve com política precisa arcar com este ônus.
A VERDADE É UMA SÓ
Juízes e outros personagens da burocracia pública têm tanta facilidade em manter tudo fechado, inclusive as escolas, por uma simples razão: os salários estão em dia e garantidos.
ABAIXO O CPERS
Todo esse imbróglio envolvendo as escolas começou com uma ação judicial do Cpers, sindicato completamente tomado pela ideologia e que ainda reúne meia dúzia de professores. Esse sindicato faz de tudo, menos corresponder à realidade nos assuntos que dizem respeito aos professores. A julgar pelos professores de Nova Petrópolis, percebe-se facilmente que a grande maioria é favorável à volta às aulas e é assim na grande maioria das cidades do interior gaúcho. Então por que, oficialmente, continua valendo a posição do Cpers como voz oficial dos professores? Está na hora de ser criado um organismo sério, que realmente fale em nome de todos os professores gaúchos.
MANUTENÇÃO
Na coluna de ontem tratamos de alguns investimentos que estão sendo feitos na ERS-235, o que não deixa de surpreender, já que estamos falando da EGR. Outra surpresa, muito positiva, é o que está acontecendo na BR-116. Quase não dá para acreditar! Além daquela poda feita com máquina pesada há aproximadamente dois meses e da poda posterior, dirigida aos plátanos, agora uma equipe está passando no trecho para roçar o capim nas laterais. A BR-116 nunca esteve tão bem cuidada. Outro dia vi um operário com uma bomba costal e um esfregão, lavando as placas entre Picada Café e Nova Petrópolis. No trecho que vai a Morro Reuter, também presenciei serviços de reabertura das sargetas. Dá para acreditar? Todo esse cuidado na rodovia certamente tem a ver com aquele que, de fato, é um dos melhores ministros que o Brasil já teve: Tarcísio Gomes de Freitas.