Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: tudo pronto para o transporte do avião da Varig

23/02/2021 - 08h26min

Avião preparado para o transporte
Raul Petry – colunistas@odiario.net
TUDO PRONTO

No domingo circulou na imprensa uma foto do avião da Varig já em cima da carreta, pronto para ser transportado até Nova Petrópolis. É uma carga e tanto. Como já vem sendo dito, para parar o trânsito, literalmente. A viagem com certeza gerará muita repercussão e alguns transtornos são inevitáveis. Transtornos esses que são compreensíveis. Em outra frente, tudo somará positivamente para divulgar Nova Petrópolis como um destino turístico.

32 METROS

Houve alguns números desencontrados com relação ao tamanho da carga do avião. Muito se falou que a fuselagem teria mais de 43 metros de comprimento. De acordo com as informações mais recentes, são 32 metros. E é o comprimento da carga que deve ser o ponto principal a ser observado para definir o deslocamento. Na subida de Picada Café para cá, por exemplo, existem muitas curvas, que podem trazer alguma dificuldade.

5,5 METROS

Em outro caminhão estão carregadas as duas asas do avião. Neste caso, a largura é de 5,5 metros, o que obrigará o veículo a ocupar duas pistas de estrada ao mesmo tempo. Num trecho como a BR-116 entre Picada Café e Nova Petrópolis, onde praticamente não existe acostamento, imagina-se que o trânsito fique fechado por completo enquanto este caminhão sobe.

DEFINIÇÕES

E o que falta para que comece essa viagem tão especial? Autorização das autoridades de trânsito, como a PRF. É a polícia rodoviária que vai definir se a viagem será mesmo pela BR-116 ou outro lugar. Por causa da grande quantidade de curvas a partir de Ivoti, cogitou-se que o trajeto escolhido poderia ser a RS-239, passando por Sapiranga. Depois a RS-115, subindo por Igrejinha, Três Coroas e Gramado. Neste caso, o avião chegaria a Nova Petrópolis pelo outro lado da cidade e não passaria pela Praça das Flores, onde a Prefeitura planeja realizar uma programação especial durante a recepção. Mas nessa hipótese alternativa existem vários pedágios, que também podem ser um impeditivo. Uma terceira hipótese seria a RS-122, por Montenegro, São Sebastião do Caí e Feliz, e depois a RS-452. Até Vila Cristina não haveria muitos problemas. Daí em diante, muitas curvas também.

PLANEJAMENTO

A operação de transporte também é complexa no que tange o planejamento dos horários. Pela legislação de trânsito, veículos com dimensões excedentes não podem transitar à noite. Mas no caso dessas cargas, não dá para andar até as 18h, estacionar e esperar para seguir viagem até o dia seguinte. Entre Porto Alegre e Nova Petrópolis, poucos são os pátios com capacidade para receber caminhões com esse tipo de carga. Vai ser necessário bastante planejamento. Toda vez que um desses caminhões precisar parar na estrada, o trânsito será prejudicado.

Sair da versão mobile