Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: vacinação, boa saúde, covidsinos e testagem

11/02/2021 - 22h32min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

VACINAÇÃO 1

Quarta-feira a Secretaria da Saúde fez a vacinação contra a Covid-19 na Rua Coberta, num sistema em que as pessoas não precisam descer do carro. Foi uma medida bastante acertada, pois o público alvo eram idosos de 85 anos ou mais. Para as pessoas desse grupo, a pandemia é muito mais perigosa. Ainda bem que já estão podendo ser vacinados. Ainda mais de uma forma prática, segura e confortável, sem precisar descer do carro.

BOA SAÚDE 1

Nova Petrópolis tem uma população bem significativa acima dos 85 anos. Este é um público que muito orgulha a cidade. São pessoas que, na média, guardadas as devidas ressalvas da idade, conservam a boa saúde. É o que podemos observar nas fotos da vacinação na Rua Coberta e até nas imagens que saíram no Jornal do Almoço. A importância que esses idosos dão para a vacina contra a Covid-19 faz parte deste contexto.

VACINAÇÃO 2

De acordo com os números divulgados pela Prefeitura, nas duas primeiras horas de vacinação na Rua Coberta foram aplicadas 70 doses. Nas quatro horas seguintes, só 9. Houve uma concentração no início e é aí que está a importância do sistema com carros. Para ontem e hoje o sistema já foi deixado de lado, uma vez que se acredita que a maior parte da demanda por vacinas já foi atendida.

BOA SAÚDE 2

Falando um pouco mais dos idosos que passaram pela Rua Coberta na quarta-feira. Alguns deles estão com a saúde tão bem conservada, que foram dirigindo até o ponto de vacinação. Estacionaram, receberam a injeção e em poucos minutos, já tinham ido embora. Isso com 85 anos ou mais. Espetacular!

VACINAÇÃO 3

Vacinar os idosos com 85 anos ou mais, e ainda os acamados, é um grande passo para fazer os números da pandemia regredir. Me refiro principalmente às internações em UTI, que junto com os óbitos, é o principal indicador da situação da pandemia. Concluída mais essa etapa da vacinação, todos se perguntam quem serão os próximos. Não faz muito sentido falar em grupos prioritários, uma vez que está sendo necessário definir prioridades dentro desse grupo.

COVIDSINOS

Na coluna de quarta-feira citamos alguns números sobre a situação da pandemia em Nova Petrópolis. Estes e outros dados bem interessantes sobre a nossa região estão disponíveis em um canal chamado CovidSinos, no Twitter. Então fica a dica para quem usa essa rede social: @covidsinos.

TESTAGEM

Conforme os números do CovidSinos, Nova Petrópolis é um dos municípios da região (Vale do Sinos até a Encosta da Serra) que mais fizeram testes do coronavírus até agora. Já são quase 7.000 testes aplicados, o que equivale a mais de 30% da população. A média na referida região é de 19%. Com 32%, Esteio é o único município da grande região que testou mais que Nova Petrópolis.

Sair da versão mobile