Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: vacinação, horário alternativo, 500º dia da pandemia, em baixa, 12676 testes, o município que mais testa
Raul Petry – colunistas@odiario.net
VACINAÇÃO
Nova Petrópolis recebe nesta segunda-feira, 19 de julho, uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, o que possibilita o início da vacinação de pessoas de 40 anos, ou mais. Moradores de todos os bairros ou localidades serão atendidos no Centro de Eventos, das 17h às 19h, em sistema de drive thru. Os sete postos de saúde do Município oferecerão a vacina na terça-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.
HORÁRIO ALTERNATIVO
Tempos atrás a Prefeitura recebeu algumas cobranças, porque os drive thrus de vacinação no Centro de Eventos estavam sendo feitos em horário comercial. Como agora estão sendo vacinadas pessoas mais jovens, que trabalham, muitos acabavam não conseguindo se vacinar de imediato. Daí que há algumas semanas começou-se com esse horário das 17h. E parece que a ideia foi aprovada, pois não mudou mais. Conforme pode ser apurado, o público está comparecendo bem ao Centro de Eventos.
500º DIA DE PANDEMIA
Conforme nos lembra o CovidSinos (Twitter: @covidsinos), nesta semana chegaremos ao 500º dia da pandemia de Covid-19. Em Nova Petrópolis, até o momento, são 3.319 casos positivos confirmados, dos quais 3.228 já estão curados. Esse número corresponde a 97,25% do total de casos. Tirando os 32 que ainda estão com a doença (um no hospital e 31 em casa), temos 59 óbitos. Ou seja, oficialmente, em Nova Petrópolis o coronavírus está apresentando uma letalidade de 1,77%.
EM BAIXA
Um número muito relevante nas estatísticas da pandemia é o de casos novos. De acordo com o boletim diário da Prefeitura, na sexta-feira, dia 16, foram constatados cinco casos novos. No dia anterior, oito. E na quarta-feira foram 17. De acordo com o CovidSinos, Nova Petrópolis apresenta uma queda de 22% na média móvel de novos casos (a média dos últimos 15 dias, comparado com os 15 dias anteriores).
12.676 TESTES
Até a sexta-feira Nova Petrópolis havia feito 12.676 testes do coronavírus. Como estamos chegando ao 500º dia da pandemia, podemos dizer que foram mais de 25 testes por dia. Sabemos que a maior parte desses testes foi feita com pessoas que precisavam ser testadas (sintomáticos). Disso eu concluo que o ideal seria ter uma média de 50 testes ao dia de pandemia. Aqueles 25 para os sintomáticos, e outros 25 testes/dia por amostragem, com pessoas assintomáticas.
O MUNICÍPIO QUE MAIS TESTA
A média é de 25 testes por dia de pandemia e eu queria que fossem 50. Portanto, nesse quesito, o município atende apenas a metade da minha expectativa. Por outro lado, segundo o CovidSinos, Nova Petrópolis segue sendo a cidade da região (Vale do Sinos e Encosta da Serra) com mais testes aplicados. O número de testes feitos corresponde a 58,8% da população. Em segundo lugar, Araricá, com 52,6%. Em terceiro, Esteio: 45,2%.