Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: vacinas, primeira dose, vacinas aplicadas, imunidade de rebanho, segunda dose, ressalva 2
Raul Petry – [email protected]
VACINAS
No dia de ontem Nova Petrópolis recebeu mais 600 doses de vacina contra a Covid-19. São 540 unidades da vacina de Oxford e 60 da Pfizer. Todas são para primeira dose. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, as 540 doses da vacina de Oxfod serão utilizadas para ampliar a vacinação de professores e outros trabalhadores da educação. Já as vacinas da Pfizer serão oferecidas a pessoas com deficiência permanente e a gestantes com comorbidades.
PRIMEIRA DOSE
Segundo a mais recente atualização do Vacinômetro, Nova Petrópolis já recebeu 7.377 vacinas para a primeira dose. Isso equivale a 34,2% da população. Incluindo as 600 doses que chegaram ontem, passam a ser 7.977 doses recebidas, quantidade suficiente para vacinar 37% com a primeira dose. Isso que ainda estamos no início de junho. Este mês promete ser o melhor na vacinação até aqui.
VACINAS APLICADAS
O tópico acima trata de doses recebidas. Aplicadas efetivamente são 7.257 vacinas de primeira dose. Isso equivale a 33,6%. A diferença entre doses recebidas e aplicadas é de 120 vacinas. São informações da sexta-feira.
IMUNIDADE DE REBANHO
Muito se fala na tal “imunidade de rebanho”, uma situação em que a maior parte da população já tem anticorpos (por vacina ou pela simples cura da doença) e o coronavírus deixa de se proliferar. Considera-se necessário vacinar 70% da população para iniciar a imunidade coletiva. Se Nova Petrópolis já tem vacinas suficientes para oferecer a primeira dose para 37% da população, ficariam faltando 22%. Ou seja, 4.744 pessoas. Atualmente, a média de vacinas recebidas pelo município é de aproximadamente 600 por semana. Num cálculo simples, seguindo essa lógica, seriam necessárias mais oito semanas para que a primeira dose chegue a 70% da população de Nova Petrópolis. Isso nos remete mais ou menos ao início de agosto.
SEGUNDA DOSE
Muito possivelmente os laboratórios irão aumentar a produção nas próximas semanas e a média destinada a Nova Petrópolis poderá ficar acima das 600 unidades/semana. Por outro lado, é preciso constatar que hoje praticamente não há aplicação de segunda dose, que hoje gira em torno dos 17% da população em Nova Petrópolis. Ou seja, tem 3.578 pessoas (16,7% da população) que precisarão de mais uma dose de vacina nos próximos três meses (a grande maioria nos próximos 30 dias). Desta forma, a oferta de vacinas para primeira dose deverá sofrer novamente uma redução.
RESSALVA 2
O governador Eduardo Leite disse na semana passada que até setembro todos os gaúchos com mais de 18 anos serão vacinados. É uma feke news, e das grandes. Nessa previsão o governador ignorou o fato de que parte da população não quer ser vacinada. Estão errados, é claro, mas é o direito de cada um escolher. É verdade que até agora a adesão tem sido muito boa, mas poderá baixar nas próximas semanas. Isso também poderá atrapalhar a imunidade coletiva.