Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: vacinômetro, saúde e educação, 14 dias de intervalo, tirando o atraso, mais 1.800 doses, vacinômetro 2, vacina da Pfizer
Raul Petry – [email protected]
VACINÔMETRO
Muitos acham que o Vacinômetro da Prefeitura mostra só os resultados da vacinação contra a Covid-19. Mas lá também dá para conferir como está a vacinação contra a gripe. Até a sexta-feira, dia 21, das 2.960 doses já recebidas, Nova Petrópolis aplicou quase tudo: 2.904 doses. A adesão vem sendo boa, principalmente nos grupos prioritários mais numerosos, que são os idosos e as crianças. A meta para o grupo das crianças é aplicar 1.274 vacinas. E, no momento, já são 882 crianças vacinadas contra a gripe. Entre os idosos, o Vacinômetro indica que já são 1.378 vacinados, o que equivale a 47,5% da meta de vacinar 2.901 idosos.
SAÚDE E EDUCAÇÃO
Entre os trabalhadores da saúde, a meta em Nova Petrópolis é vacinar 483 pessoas contra a gripe. Já foram vacinados 315 profissionais. Também já foram vacinados 202 professores. Mas o Vacinômetro não está informando qual é a meta para este último grupo.
14 DIAS DE INTERVALO
A questão toda é que as vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe exigem um intervalo de 14 dias entre uma e outra, inclusive se for a segunda dose. Pelo que se percebe, os profissionais envolvidos com a vacinação estão bem atentos a esse detalhe e ajudam bastante no controle. Mas quem vai ser vacinado também precisa estar atento.
TIRANDO O ATRASO
Muitos idosos receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 com atraso, só na semana passada. De acordo com a Prefeitura, eram cerca de 550 idosos com a segunda dose da Coronavac depois da data certa. Agora chegou uma remessa de vacinas suficiente para zerar esse atraso. Possivelmente muitos desses idosos ainda não receberam a vacina contra a gripe, pois estavam priorizando a vacina contra a Covid, que não tinha dia certo para chegar. Passados os 14 dias do intervalo obrigatório, todos estes idosos deverão buscar a vacina da gripe, também!
MAIS 1.800 DOSES
No começo da coluna consta a informação de que o município já havia recebido quase 3.000 doses da vacina contra a gripe até a última sexta-feira, quando o Vacinômetro foi atualizado pela última vez. Mas ainda na sexta-feira chegaram mais 1.800 doses. No caso da gripe, ninguém ficará sem a vacina por falta de doses. Pena que no caso da Covid-19 a coisa é mais devagar.
VACINÔMETRO 2
Falando em vacina contra a Covid, o Vacinômetro da Prefeitura indica que 6.532 pessoas já receberam a primeira dose no Município. Isso corresponde a 30,3% da população. A segunda dose foi oferecida a 3.235 pessoas. Equivale a 15%, ou seja, exatamente a metade da primeira dose.
VACINA DA PFIZER
Tudo indica que nesta semana Nova Petrópolis e os demais municípios receberão, pela primeira vez, um lote de vacinas da Pfizer. Além disso, deve chegar uma boa remessa da vacina de Oxford.