Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: vendaval, falta de água, hora extra para ccs, apenas aclarar, bater o ponto, alargamentos

07/06/2021 - 06h05min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

VENDAVAL

Foi forte a ventania que passou por Nova Petrópolis na noite do sábado. Uma das formas de constatar a abrangência do temporal é pelos atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros Voluntários. Teve ocorrências nos bairros BR-116, Ninho das Águias, Fazenda Pirajá, Juriti, Piá, Morro Korb, Vale Verde e Linha Araripe. Essa lista nos permite concluir que ventou forte no município inteiro.

 

FALTA DE ÁGUA

Para surpresa de zero pessoa, entre o sábado e o domingo faltou água na área atendida pela Corsan. E não teve nada a ver com a chuva ou o temporal. Através da Prefeitura, a Corsan informou que houve problemas com bombas no sistema de São Jacó. Duas bombas precisaram ser trocadas. O fato positivo é que agora pelo menos as pessoas são avisadas quando há algum problema com a água. Mas isso é pouco diante da precariedade do serviço oferecido e da consequente indignação das pessoas.

 

HORA EXTRA PARA CCS

Hoje na sessão da Câmara, os vereadores vão começar a discutir um projeto de lei um tanto curioso. Diferente da grande maioria dos projetos, este serve para reforçar algo que já está na legislação municipal: funcionários em cargos de comissão (CCs) ou mesmo os concursados em função gratificada (FGs) não têm direito ao recebimento de hora extra.

 

APENAS ACLARAR

O não pagamento de horas extras para CCs e FGs é uma espécie de ponto pacifico para todos que têm algum conhecimento sobre o serviço público. Na justificativa do projeto de lei, o prefeito Jorge Darlei Wolf afirma que a proposta visa apenas “aclarar” a redação. Ou seja, eliminar qualquer chance de interpretações diferentes. Mas fica a pergunta: será que algum funcionário CC ou FG da Prefeitura andou pedindo pagamento de hora extra? Se teve, agora esse cidadão prodigioso terá uma lei municipal em sua homenagem. Nada mal.

 

BATER O PONTO

Ainda sobre este projeto de lei: a justificativa cita que não haverá remuneração por “serviços extraordinários” de CCs e FGs, independente de registro de ponto. Fiquei curioso sobre isso e busquei mais informações. Segundo me explicaram, todos os CCs e FGs que trabalham na Prefeitura são submetidos ao registro de ponto nos seus horários de entrada e saída, inclusive os secretários municipais. Foi a surpresa positiva da semana.

 

ALARGAMENTOS

Tem chamado a atenção a quantidade de estradas que estão sendo alargadas pela Secretaria de Obras. Em praticamente todas as estradas que recebem manutenção, é feito também o alargamento. Isso aconteceu em Arroio Paixão, onde a estrada passou por uma verdadeira transformação, e também em São José do Caí e Linha Pirajá, onde as máquinas continuam trabalhando. Mais recentemente, também foi feito o alargamento da rua Theobaldo Schmitt, no Pinhal Alto. Nas redes sociais, os comentários sobre estes assuntos são só elogios.

Sair da versão mobile