Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: vídeo, adesão de 82%, comparação com Gramado, pessoas de 49 anos, municipalização, não gostou, eu também não gostei,

05/07/2021 - 06h10min

Atualizada em 05/07/2021 - 10h32min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

VÍDEO

Sexta-feira a secretária adjunta de Saúde, Crislei Gerevini, gravou um vídeo em que explica por que a vacinação reduz as idades mais devagar em Nova Petrópolis. Há municípios que já estão vacinando pessoas com menos de 40 anos e Nova Petrópolis começa hoje a faixa etária dos 49. A explicação, segundo a secretária, é que em Nova Petrópolis tem mais gente querendo a vacina. Pela lógica, quanto mais pessoas de 49 anos buscarem a vacina, mais vai demorar para iniciar a faixa etária dos 48 anos.

 

ADESÃO DE 82%

De acordo com a Secretaria de Saúde, nas faixas etárias dos 54 aos 59 anos, Nova Petrópolis registra uma adesão acima de 82%. São 1.746 moradores com essas idades, dos quais 1.441 já tinham sido vacinados até a última sexta-feira. Convenhamos, é um resultado e tanto.

 

COMPARAÇÃO COM GRAMADO

Mas e será que não há boa adesão nesses municípios que já estão vacinando as pessoas mais jovens? Proponho a comparação com Gramado. Hoje a cidade vizinha está vacinando pessoas de 46 anos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em Gramado a primeira dose já foi oferecida para 41.3% da população. Em Nova Petrópolis, este percentual é de 42,5%. Ou seja, quando Nova Petrópolis chegar na casa dos 46 anos, certamente vai ter uma cobertura vacinal bem melhor que os atuais 41,3% de Gramado.

 

PESSOAS DE 49 ANOS

Então é isso: hoje vacinam-se em Nova Petrópolis pessoas de 49 anos. Nos postos de saúde e em sistema de drive thru no Centro de Eventos, das 8h às 10h.

 

MUNICIPALIZAÇÃO

Liderados por Josué Drechsler (MDB), os vereadores avançam na ideia de propor a municipalização de alguns trechos da ERS-235. Os trechos em questão seriam aqueles considerados mais problemáticos, que precisam de investimentos com urgência. Os argumentos dos vereadores são válidos e a discussão é interessante. Mas não existe uma certeza quanto à viabilidade. Quem precisa tomar a frente neste tipo de assunto é o Executivo, amparado por uma ampla discussão com a comunidade. Ao Legislativo cabe dar o aval, quando solicitado. Ou apenas sugerir ideias, que é o que os vereadores mais fazem.

 

NÃO GOSTOU

Quem parece não ter gostado muito dessa ideia de municipalização é a vereadora Kátia Zummach (PSDB). É que na legislatura anterior Kátia apresentou justamente essa sugestão e não obteve apoio dos colegas. Pelo menos não um apoio igual ao que Josué Drechsler está tendo agora.

 

EU TAMBÉM NÃO GOSTEI

Eu não gosto muito da ideia de municipalizar estradas do Estado. As prefeituras já não têm dinheiro para arrumar as suas estradas. Que se cobre ações do Estado para que este cumpra as suas responsabilidades na ERS-235, com ou sem pedágio.

Sair da versão mobile