/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna Nova Petrópolis

Os roteiros autoguiados que estão esquecidos no nosso interior

07/07/2020 - 09h50min

Atualizada em 07/07/2020 - 09h51min

Sexta-feira, dia 3, a Prefeitura de Gramado lançou o GramadoBike, que oferece sete rotas de cicloturismo no município. Tudo bem planejado, sinalizado, divulgado, etc. E qual foi a reação em Nova Petrópolis? “Ohhh, precisamos ter isso também!”. Diante disso, a pergunta óbvia a ser feita é: E os roteiros que já temos? Sim, temos o Roteiros & Paisagens, com três alternativas: Pinhal Alto, Nove Colônias e Linha Brasil. Estes roteiros foram criados no início do primeiro mandato de Lelo, na época que Daniel Camargo era o secretário de Turismo. As placas seguem lá. Algumas precisariam de repintura ou atualizar as informações. Ou troca das madeiras. Ou mesmo colocação em lugares mais apropriados. Coisinhas. Os três roteiros estão divulgados no portal do turismo municipal e até aparecem no Calendário de Eventos de 2020. Mas parece pouco. É preciso colocar tudo isso em evidência. O Roteiros & Paisagens tem até uma página própria no Facebook, mas ela foi atualizada pela última vez em abril de 2016. Então em vez de pensar em algo completamente novo, o melhor seria melhorar o que já existe, inclusive em termos quantitativos. Em vez de três, haveria espaço e potencial para umas 10 rotas no município.

O GRANDE DESAFIO
A propósito, manter o GramadoBike em evidência a partir de agora é o grande desafio do município vizinho. Se não, em alguns anos, o projeto estará numa situação parecida com o nosso Roteiros & Paisagens. As experiências nos últimos anos mostram que criar um roteiro é a parte mais fácil. Muita teoria, lindos eventos de inauguração e/ou lançamento, empolgação geral, destaques no noticiário, etc. O que se tem é a repercussão da novidade, mas poucas vezes dos resultados efetivos. É a partir do lançamento que começa a parte mais difícil, que é quando os teóricos geralmente desaparecem.

REUNIÃO DOS MERCADOS
Achei extremamente válida a iniciativa de reunir os representantes dos mercados, que aconteceu na sexta-feira. O objetivo da Prefeitura foi reforçar junto a eles as determinações de combate à Covid-19. Com maior ou menor circulação do coronavírus no município, os mercados terão que continuar abertos. Então é bom cuidar mesmo. E nesse sentido, a reunião de sexta com certeza mostrará sua validade. Desse tipo de reunião até podem surgir ideias novas, que ainda não estão nos protocolos, mas que poderão contribuir para conter a proliferação do vírus. Que esse tipo de reunião seja estendido a outros setores econômicos, também.

AGORA É DIFERENTE
Antes era assim: por mais que as pessoas de Nova Petrópolis tomassem cuidados e mais cuidados, se houvesse muitos pacientes nas UTIs de Caxias, iríamos para a bandeira vermelha do mesmo jeito. Não importava se a situação estivesse sob controle no município. Mas agora não. Os cuidados e bons resultados no âmbito municipal podem nos permitir os protocolos da bandeira laranja, mesmo que a Serra esteja na cor vermelha. Isso significa comércio aberto. Basta não ter hospitalizações e mortes nos 14 dias anteriores. Agora, as ações do município e dos munícipes passaram a importar muito mais!

Por Francis Jonas Limberger

limberger@hotmail.com

WhatsApp: (51) 99888-1830

LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS

Quanto do teu tempo eu consigo comprar com 1 real?

Tem enquete eleitoral: quais informações interessam?

Faça a vacina contra a gripe

Sair da versão mobile