Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Os velhinhos de Nova Petrópolis, livres do coronavírus

02/06/2020 - 12h47min

Os nova-petropolitanos tiveram uma surpresa muito agradável na noite do domingo, com a reportagem especial da Record sobre os idosos em quarentena no município. Tudo começa pelo dado chamativo de que, a cada quatro moradores, um tem mais que 60 anos. Impossível que na reportagem não aparecesse Josefina Ruppenthal, que no dia 21 de maio completou 104 anos. Acredita-se que seja a moradora mais idosa de Nova Petrópolis. Lembro-me de ter participado de sua festa de 100 anos, no Fraternal. Neste ano infelizmente a pandemia privou ela e a família da merecida comemoração. Mas não privou a saúde, a qualidade de vida e a alegria da aniversariante. E, por não ser um fato isolado, pelo contrário, isso chama a atenção, a ponto de ser mostrado para o Brasil. Os nossos muitos idosos estão conseguindo se manter livres do coronavírus.

MAS ESPERA AÍ…
Mas há uma informação dúbia na reportagem da Record. Pouco antes da entrevista da secretária da Saúde, Claudia Pires, o repórter diz que a Prefeitura determinou uma quarentena rigorosa e só os comércios considerados essenciais, como mercados e farmácias, foram liberados para funcionar. Deu a entender que quase tudo segue fechado em Nova Petrópolis, o que não é verdade. Quase tudo ficou fechado nas duas primeiras semanas de quarentena, o que, na minha opinião, foi uma ação muito bem sucedida e que nos proporciona bons resultados de saúde até hoje, inclusive (ou talvez principalmente) para os idosos. Mas depois os setores foram voltando e, no início de maio, até os parques turísticos puderam reabrir. Tudo com restrições, é verdade, mas funcionando. O que segue restrito são aulas e demais cursos, os eventos na Rua Coberta, bailes e festas comunitárias, esportes e atos públicos da campanha eleitoral. Então o correto seria a reportagem dizer que os idosos da cidade seguem livres do coronavírus, mesmo com a reabertura parcial de todos os setores econômicos, já há um mês.

NOVO PROMOTOR
A quarentena fez o Ministério Público suspender o edital para a nomeação de um novo promotor de Justiça para a Comarca de Nova Petrópolis. Semana passada o edital foi reaberto e possivelmente em breve teremos boas novidades nesta demanda. Por enquanto, seguimos contando com o trabalho interino de um promotor substituto, que vem de Gramado.

A HORA DA VERDADE
O ministro Luís Roberto Barroso, ao tomar posse como presidente do TSE, afirmou que será necessário decidir logo a data das eleições municipais. Deixou em aberto a possibilidade de um adiamento até dezembro, o que atrapalharia a posse dos eleitos em janeiro de 2021. Colocou como muito difícil a possibilidade de um adiamento para 2021 e, em hipótese alguma, um alinhamento com as eleições de 2022. Bom, então podemos acreditar que a eleição acontecerá em 4 de outubro ou até dezembro. Se for na data original, os secretários municipais precisam se desincompatibilizar nesta semana (4 meses antes da eleição). E aí, aqui em Nova Petrópolis, as atenções estarão voltadas aos movimentos do secretário da Educação, Ricardo Lawrenz, apontado como pré-candidato a prefeito pelo Progressistas.

Por Francis Jonas Limberger
[email protected]
WhatsApp: (51) 99888-1830

LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS

Nós motoristas conseguimos nos imaginar no lugar de um cadeirante

Um dado vergonhoso em Nova Petrópolis: menos de um teste por dia de pandemia

Vem aí o relatório da CPI do Natal

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.