Coluna Nova Petrópolis

Passos de tartaruga na testagem do coronavírus em Nova Petrópolis

05/06/2020 - 11h32min

Tudo que for feito no sentido de enfrentar a pandemia tem que ser saudado. Então é bom saber que os profissionais que trabalham nos postos de saúde serão testados, como anunciou a Prefeitura nesta semana. Aliás, não há qualquer discussão quanto à prioridade que é dada a esse grupo de profissionais, seja agora nos testes do coronavírus, seja nas campanhas de vacinação, etc. A nossa saúde depende muito da deles. Só que estamos na pandemia há mais de 70 dias. E o Brasil está entre os países que menos testes fazem do coronavírus. Isso se vê até no caso dos profissionais dos postos de saúde, que já deviam ter sido testados há bastante tempo. Não é exclusividade de Nova Petrópolis, embora fosse melhor o município se nivelar por cima, como já faz em tantas outras áreas.

OS ASSINTOMÁTICOS
O município já recebeu 740 testes rápidos do governo federal e novos lotes devem chegar nas próximas semanas. Mas tem uma norma que diz que esses testes são só para as pessoas que apresentam sintomas. Que seja. Só me parece que vão sobrar muitos testes nessa história aí. Testes estes que seriam muito mais bem aproveitados preventivamente, verificando a presença do vírus entre a população geral. Até porque, a grande maioria dos infectados não apresenta qualquer sintoma. E são justamente essas as pessoas que mais espalham o vírus. Os assintomáticos deveriam receber mais atenção do poder público.

FALTA DE DINHEIRO, NÃO
A Prefeitura também anunciou a compra de 200 testes rápidos, ao custo de R$ 27.700. O dinheiro veio de Brasília, com a finalidade do enfrentamento à Covid-19. Eu não quero acreditar que Nova Petrópolis esteja dependendo de Brasília para comprar testes rápidos ao custo unitário de R$ 138,50. Se a testagem da população ainda não começou, tem que ser por outro motivo. Falta de dinheiro, não!

RICARDO NA EDUCAÇÃO
Como sabemos, o pré-candidato a vice-prefeito Ricardo Lawrenz se exonerou do cargo de secretário da Educação na quarta-feira, 3. Mas ele segue trabalhando na pasta. É que Ricardo é professor do município e, no mesmo dia da exoneração, em vez de ser designado para alguma escola, ele foi realocado para trabalhar na Secretaria da Educação. Não há dúvidas de que o ex-secretário será muito útil para o desafio de reabrir as escolas e outras tarefas. E, muito importante: trata-se de um ato legal. Mas a Prefeitura poderia ter sido mais clara neste ponto ao divulgar a exoneração de Ricardo. Afinal, o ex-secretário seguirá trabalhando no mesmo lugar.

ESPORTE SOLIDÁRIO
Neste sábado, dia 6, as escolinhas Bola-Bola, Garotas da Bola e o projeto Vôlei Nova Petrópolis realizam a campanha “Esporte Solidário”, com arrecadação de donativos (alimentos, material de higiene e limpeza, álcool gel e máscaras), que serão doados à Assistência Social do município e ao Hospital de Nova Petrópolis. A ação acontece nos ginásios do Frederico e da IECLB, das 10h às 16h.

Por Francis Jonas Limberger
limberger@hotmail.com
WhatsApp: (51) 99888-1830

LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS

Por que ainda existem trechos sem calçada na Av. 3 de Maio?

Ricardo Lawrenz deixa hoje a Secretaria da Educação

Os velhinhos de Nova Petrópolis, livres do coronavírus

Copyright© 2020 - Grupo o Diário