Coluna Nova Petrópolis

Pintura de faixas: onde ela é mais necessária e onde falta

16/07/2020 - 11h55min

Nesta semana a EGR pinta as faixas de sinalização horizontal nas partes recapeadas da Av. 15 de Novembro. E é impressionante como a pintura nova melhora o aspecto visual de uma estrada. A aparência muda completamente. Mas isso é secundário. O primário é a segurança, ainda mais nesta época do ano, com muita neblina e chuvas. Segurança esta que segue faltando na rua Vicente Prieto, entre Linha Imperial e Pinhal Alto. Uma rua que pelas por suas características já não é das mais seguras. Mais perigosa ainda sem a sinalização. Mas voltemos ao centro.

LUGARZINHO MEDONHO
De todos os lugares da avenida, a pintura era mais necessária no duplo cruzamento, com a rua Pernambuco de um lado e a Guilherme Schumann, de outro, perto do Posto Shell. Que lugarzinho medonho esse cruzamento… E, como já dito várias vezes nesta coluna, o movimento na rua Pernambuco tende a aumentar com os investimentos para transformar a Av. Pe. Afonso Theobald em um eixo viário. Pelo menos, agora esse perigo todo foi minimizado com a pintura das faixas, o que auxilia bastante os motoristas nas conversões. Mas ainda assim é perigoso. Ou se faz um dispositivo melhor de acesso ou se proíbe as conversões à esquerda, como já acontece em alguns pontos da Av. 15 de Novembro.

LOTEAMENTO BRATZ
A pavimentação do acesso à fábrica da Dakota, no Loteamento Bratz, voltou a ser assunto na Câmara. Pavimentação esta que teve a metragem reduzida (de 792m para 288m), segundo um ofício enviado aos vereadores. E mesmo assim, o cronograma está condicionado às restrições da pandemia, bem como o projeto de abertura de um novo acesso para a indústria. Nei Schneider (PSDB) reclamou, lembrando que houve uma reunião com a participação de moradores, mas que desde então a solução para os problemas do bairro não avançou. Nei lembrou também que a Prefeitura está atendendo o público só em meio expediente, o que, em tese, faz sobrar mais tempo para elaboração de projetos. E eu acrescentaria que o Loteamento Bratz deveria ter alguma prioridade. A pandemia não está impedindo a realização de uma série de licitações para outras obras, como asfaltamentos, recapeamentos, construção de ponte na Linha Pirajá Baixa, reformas de todo tipo… até o Labirinto Verde vai ter os trilhos pavimentados. Cada obra tem a sua importância. Mas o acesso à Dakota não pode estar no fim da fila.

POR UMA DEFINIÇÃO
Moradores do bairro Pousada da Neve, os vereadores Daniel Michaelsen (MDB) e Kátia Zummach (PSDB) abordaram novamente a importância de se melhorar as margens no trecho urbano da ERS-235. A vereadora apresentou um novo pedido de informações, pois no anterior, em março, o Executivo lhe disse que faria consultas junto à EGR, já que a via é estadual. Kátia quer saber quais foram as respostas da EGR em relação aos passeios públicos. Daniel lembrou que, em primeiro lugar, seria preciso definir como ficará esse trecho, se haverá canteiro central, largura de calçadas, etc. Eu concordo plenamente com o vereador, mas também dou razão a Kátia quando ela diz que entra ano, sai ano, e nada é resolvido sobre a infraestrutura dessa região tão movimentada da cidade.

Por Francis Jonas Limberger
limberger@hotmail.com
Whats: (51) 99888-1830

Copyright© 2020 - Grupo o Diário