Coluna Nova Petrópolis
Por que ainda existem trechos sem calçada na Av. 3 de Maio?
Ontem conversei com um morador da Av. 3 de Maio, enquadrado na Lei das Calçadas há cerca de dois anos. Foi lhe dado o prazo de 60 dias para construir o passeio. Se não o fizesse, a Prefeitura faria a obra e depois mandaria a conta. Exatamente como prevê a lei. O proprietário teve dificuldade, porque era uma época de muitas calçadas notificadas e todos os pedreiros estavam trabalhando. O morador teve que contratar serviço de fora e emprestar dinheiro para conseguir cumprir o prazo. Uma tentativa de ampliar o tempo para 90 dias não adiantou. Mas trata-se de um cidadão favorável à Lei das Calçadas, tanto é que se esforçou para segui-la. Só que agora ele sai de casa e não precisa caminhar nem 100 metros para encontrar trechos de passeio ainda sem pavimento, na mesma avenida. E olha que é um trecho muitíssimo usado pelos pedestres. Conforme o morador, dias atrás uma mulher escorregou e caiu. Se houvesse calçada, isso não teria acontecido. A Prefeitura ainda não ter dado um jeito nesse trecho de calçada é um grande mistério.
DESAFIO
Como se sabe, a Prefeitura instituiu um calendário para fiscalizar a Lei das Calçadas. Significa que um lugar foi fiscalizado primeiro, em detrimento de outros. Suponho que neste lugar já houve tempo suficiente para enquadrar todos os proprietários. Digo isso porque seria maravilhoso se até ao final deste mandato houvesse pelo menos uma área da cidade que pudesse ser declarada 100% adequada à Lei das Calçadas. Isso seria um fato exemplar, digno de elogios. Poderia ser um bairro um mesmo uma rua, desde que importante. Talvez este lugar até já exista, mas só não foi apresentado. E digo mais: enquanto não acontecer um anúncio deste tipo, o tal calendário terá sido inútil. Está lançado o desafio.
NOVA SECRETÁRIA
O prefeito Regis Hahn apresentou a pedagoga Cristiane Kieling como nova secretária da Educação. Conforme antecipado aqui, trata-se de um nome que já integrava a pasta, o que parece ser uma escolha das mais acertadas. Vale lembrar que o ex-secretário Ricardo Lawrenz já estava estudando o protocolo de reabertura das escolas, o que será a tarefa mais importante da Educação por muito tempo. Com certeza a nova secretária já está a par deste processo e terá muito mais facilidade em dar andamento, ao passo que com a nomeação de caráter político poderia fazer alguém cair de paraquedas no meio disso tudo.
ESCOLHAS POLÍTICAS
A propósito, a nomeação de secretários por critérios político-partidários está em desuso no governo. Claudia Pires na Saúde e Roberta da Silva no Turismo parecem ter sido escolhas muito mais técnicas do que políticas. Algo corroborado pelo trabalho de ambas. E sempre vale lembrar que os cargos de secretário adjunto da Administração e do Turismo encontram-se vagos há algum tempo, o que também não faz muito sentido entre os políticos que priorizam cargos.
NINHO DAS ÁGUIAS
Neste sábado, dia 7, reabre o Ninho das Águias. A visitação diária será das 8h às 20h, com limite máximo de 250 pessoas. É obrigatório o uso de máscara e haverá cobrança normal de ingressos, ao preço de R$ 10,00. O primeiro fim de semana funcionará como teste.
Por Francis Jonas Limberger
limberger@hotmail.com
WhatsApp: (51) 99888-1830
LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS
Ricardo Lawrenz deixa hoje a Secretaria da Educação
Os velhinhos de Nova Petrópolis, livres do coronavírus
Nós motoristas conseguimos nos imaginar no lugar de um cadeirante