Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 05/06/2023

05/06/2023 - 07h32min

Nova Petrópolis

CONTROLE ZERO

A Câmara de Vereadores tinha um Regimento Interno bem problemático e algumas adequações eram inevitáveis. Digamos que as mudanças realizadas foram um avanço importante para o Legislativo Municipal. Mas talvez sejam necessárias mais algumas mudanças. Os pedidos de providência continuam sendo um problema. Antes o problema era que um pedido simples, como uma troca de lâmpada, ficava três ou quatro semanas mofando na Câmara, até que fosse votado e aprovado pelos vereadores. Só depois de todo esse rito desnecessário é que o pedido chegava no Poder Executivo para ser atendido. Era um excesso absurdo de burocracia. Ao constatarem isso, os vereadores da atual legislatura decidiram fazer uma mudança. Resolveram que os pedidos de providência não precisam mais ser votados. É só o vereador apresentar o pedido que de uma sessão ele já vai para o Executivo. Muito mais rápido e sem nenhuma burocracia. Ótimo para os pedidos sérios. O problema é que agora qualquer bobagem vai adiante, e é em nome do Legislativo como um todo. O que aconteceu na semana foi o cúmulo. Acho que serviu para ligar o sinal de alerta, pelo menos dos vereadores mais sérios.

RÓTULA E POSTE

O senhor Tarcísio Brescovit queria pedir uma rótula no lugar onde a Rua dos Ackermann sai na RS 235. O que ele fez: pegou uma foto do lugar, desenhou um círculo e fez um risco no meio. Isto era para ser uma rótula e um poste de luz. Tá certo que os vereadores são eleitos para fazer esse tipo de pedido. Até aí tudo bem. Mas a forma como Bresco apresentou o pedido mostra que ele não tem a menor noção dos aspectos técnicos envolvidos naquilo que ele está querendo. E os outros oito figuram como coautores desse primor.

ACESSOS

Vale lembrar que em janeiro a EGR anunciou dois acessos novos na RS 235 em Nova Petrópolis: Vale Verde e Pinhal Alto. Esse anúncio aconteceu após muitos anos de insistência por parte das autoridades locais. E olha que já estamos em junho e nada de obras. Aí o vereador Bresco acha que precisa só desenhar um círculo em cima duma foto e que isso se materializará em uma novo acesso. É só desenhar e pronto.

JUSTO

O famoso pedido que o vereador Cláudio Gottschalk fez para que o quebra-molas mais odiado da cidade seja arrancado é um caso parecido. Essa reivindicação chegou para o Executivo só com a assinatura da presidente Kátia Zummach, que é justamente a maior defensora daquela protuberância medieval. Embora concorde 200% com a retirada do quebra-molas em questão, sou obrigado a concordar que a forma como esse pedido tramitou na Câmara não foi justo. Os pedidos precisam ser submetidos ao crivo dos edis, para que as piores excrescências sejam imediatamente eliminadas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário