Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 07/06/2023

07/06/2023 - 07h37min

Nova Petrópolis

23 GRUPOS

Vinte e três grupos internacionais, nacionais e regionais estão confirmados no 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Com o lema “Vivenciando culturas, tecendo memórias”, alusivo ao cinquentenário, o evento ocorrerá de 12 a 30 de julho, na Rua Coberta, Praça das Flores e outros espaços do município. O lançamento do Festival, com anúncio dos grupos participantes e demais atrações, ocorreu na noite da sexta-feira, 2 de junho, no Salão Tannenwald, no Parque Aldeia do Imigrante. Além dos sete grupos internacionais, dez nacionais e seis regionais, o Festival contará com a participação de diversos conjuntos locais, entre grupos e companhias de danças, orquestras e outros. O espetáculo “50 anos de Emoção” é uma das atrações já confirmadas para o evento.

CAMPANHA DO AGASALHO

Foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, 5 de junho, a Campanha do Agasalho de Nova Petrópolis, dedicada a recolher donativos para pessoas em vulnerabilidade social e animais abandonados. O ato de doação simbólica de roupas, sapatos e cobertores aconteceu na Rua Coberta e contou com a presença do prefeito Jorge Darlei Wolf.

CÃES E GATOS

O principal detalhe é esse: também dá para fazer doações de roupas para cachorros e gatos. Eu não gosto muito de comparar problemas de humanos e de animais. Se pensar bem, nem tem como comparar. Mas nesse caso, um não interfere no outro. São roupas diferentes. Cada um doa o que tiver sobrando e está tudo certo. Feita essa devida distinção, cabe parabenizar os autores dessa ideia. Além de ajudar os cachorros e gatos, que também passam frio no inverno, creio que seja uma medida de impacto ambiental. É bem possível que muitas roupinhas velhas dos cachorros e gatos fossem parar na lata do lixo, ou num descarte fora dela, o que é pior ainda. Assim evita-se a produção de lixo.

PARA HUMANOS

A campanha que visa a arrecadação de agasalhos para humanos já é bem tradicional e todo mundo sabe como funciona. Mas também tem uns poréns. Muitas pessoas fazem a entrega pensando que a caixa de doações é uma lata de lixo. Não pode. As roupas e calçados precisam estar em boas condições de uso. Primeiro, para que alguém realmente possa usar. Segundo para poupar o retrabalho de quem se envolve com a campanha.

EXCEDENTE

No caso de Nova Petrópolis, durante a Campanha do Agasalho do ano passado eu fiquei sabendo que existe uma boa oferta de doações. Algumas peças que chegam obviamente não servem, pois já estão sem condições. Mas sempre existe um volume de roupas suficiente para atender aqueles que precisam. Creio que a situação continue assim este ano.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário